Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
dc.contributor.author | Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Vital, Thays Martins [UNESP] | |
dc.contributor.author | Novais, Iane de Paiva [UNESP] | |
dc.contributor.author | Costa, Geni de Araújo | |
dc.contributor.author | Stella, Florindo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos-Galduroz, Ruth Ferreira | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do ABC (UFABC) | |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:08:54Z | |
dc.date.available | 2014-05-20T15:08:54Z | |
dc.date.issued | 2012-01-01 | |
dc.description.abstract | OBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. | pt |
dc.description.abstract | OBJECTIVE: To compare the cognitive performance at different education levels of adults and elderly physically active. METHODS: The study enrolled 122 individuals without cognitive decline, aged between 46 to 85 years old, 1 to 15 years of schooling. All participants have practiced physical activity for more than 6 months in the Program of Physical and Recreational Activities for the Elderly. A battery of cognitive tests was administered to assess the following variables: short-term memory, language, learning, rate of forgetting, and executive functions. RESULTS: The Kruskal-Wallis test showed differences between groups with different levels of schooling, only to the short-term memory, and the Mann Whitney U test shows the difference between the group with less education (1-4 years) with the higher education group (> 12 years). CONCLUSION: Therefore, it is suggested that adults and active elderly, in different levels of schooling, present similar cognitive profile in the following cognitive domains: language, learning, rate of forgetting and executive functions. | en |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento Instituto de Biociências | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Saúde da Mulher Instituto de Biociências | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Física | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal do ABC Centro de Matemática, Computação e Cognição | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento Instituto de Biociências | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Saúde da Mulher Instituto de Biociências | |
dc.format.extent | 7-15 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002 | |
dc.identifier.citation | Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro, v. 15, n. 1, p. 7-15, 2012. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1809-98232012000100002 | |
dc.identifier.file | S1809-98232012000100002.pdf | |
dc.identifier.issn | 1809-9823 | |
dc.identifier.lattes | 7964386240653380 | |
dc.identifier.scielo | S1809-98232012000100002 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/27041 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade do Estado do Rio Janeiro | |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Cognição | pt |
dc.subject | Atividade motora | pt |
dc.subject | Saúde do idoso | pt |
dc.subject | Avaliação de desempenho | pt |
dc.subject | Atividade física | pt |
dc.subject | Nível educacional | pt |
dc.subject | Cognition | en |
dc.subject | Motor activity, Health of the elderly, Employee Performance Appraisal | en |
dc.subject | Physical activity, Education level | en |
dc.title | Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos | pt |
dc.title.alternative | Cognitive performance in different levels of education of adults and active elderly | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7964386240653380 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação - IB | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1809-98232012000100002.pdf
- Tamanho:
- 171.82 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: