Logo do repositório
 

Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos

dc.contributor.authorCoelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP]
dc.contributor.authorVital, Thays Martins [UNESP]
dc.contributor.authorNovais, Iane de Paiva [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Geni de Araújo
dc.contributor.authorStella, Florindo [UNESP]
dc.contributor.authorSantos-Galduroz, Ruth Ferreira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do ABC (UFABC)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:08:54Z
dc.date.available2014-05-20T15:08:54Z
dc.date.issued2012-01-01
dc.description.abstractOBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas.pt
dc.description.abstractOBJECTIVE: To compare the cognitive performance at different education levels of adults and elderly physically active. METHODS: The study enrolled 122 individuals without cognitive decline, aged between 46 to 85 years old, 1 to 15 years of schooling. All participants have practiced physical activity for more than 6 months in the Program of Physical and Recreational Activities for the Elderly. A battery of cognitive tests was administered to assess the following variables: short-term memory, language, learning, rate of forgetting, and executive functions. RESULTS: The Kruskal-Wallis test showed differences between groups with different levels of schooling, only to the short-term memory, and the Mann Whitney U test shows the difference between the group with less education (1-4 years) with the higher education group (> 12 years). CONCLUSION: Therefore, it is suggested that adults and active elderly, in different levels of schooling, present similar cognitive profile in the following cognitive domains: language, learning, rate of forgetting and executive functions.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento Instituto de Biociências
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Saúde da Mulher Instituto de Biociências
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Física
dc.description.affiliationUniversidade Federal do ABC Centro de Matemática, Computação e Cognição
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento Instituto de Biociências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Saúde da Mulher Instituto de Biociências
dc.format.extent7-15
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro, v. 15, n. 1, p. 7-15, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1809-98232012000100002
dc.identifier.fileS1809-98232012000100002.pdf
dc.identifier.issn1809-9823
dc.identifier.lattes7964386240653380
dc.identifier.scieloS1809-98232012000100002
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27041
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio Janeiro
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCogniçãopt
dc.subjectAtividade motorapt
dc.subjectSaúde do idosopt
dc.subjectAvaliação de desempenhopt
dc.subjectAtividade físicapt
dc.subjectNível educacionalpt
dc.subjectCognitionen
dc.subjectMotor activity, Health of the elderly, Employee Performance Appraisalen
dc.subjectPhysical activity, Education levelen
dc.titleDesempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativospt
dc.title.alternativeCognitive performance in different levels of education of adults and active elderlyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7964386240653380
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1809-98232012000100002.pdf
Tamanho:
171.82 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: