Logotipo do repositório
 

Publicação:
Teorema de Pitágoras a partir da história da matemática

dc.contributor.advisorSantos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP]
dc.contributor.authorSampaio, Leandra de Oliveira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-02-03T16:41:20Z
dc.date.available2022-02-03T16:41:20Z
dc.date.issued2021-03-01
dc.description.abstractThis work is a qualitative research, in the area of the Maths Education, which aims to present an analysis of what students say about the Pythagorean Theorem, when they develop their demonstration from the idea of area. The data produced for the research were the result of activities developed with a group of 6 students, from the 9th grade of elementary school, in a private school in the town of Guaratingueta/SP. The proposed activities were developed using manipulative materials. We highlight, in the analysis, the way in which students expressed their reasoning in relation to the abstract form of the theorem. The replies presented by the students showed a difficulty in the way in which they expressed their Maths writing. Thus, from Danyluk’s ideas, we emphasize the importance of written expression in Mathen
dc.description.abstractEste trabalho trata se de uma pesquisa qualitativa, na área de Educação Matemática, que tem como objetivo apresentar uma análise sobre o que os alunos dizem a respeito do Teorema de Pitágoras, quando desenvolvem sua demonstração a partir da ideia de área. Os dados produ-zidos para a pesquisa foram resultantes de atividades desenvolvidas com um grupo de 6 alu-nos, do 9º ano do Ensino Fundamental, em um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guaratinguetá/SP. As atividades propostas foram desenvolvidas utilizando materiais mani-pulativos. Destacamos, na análise, a maneira com que os alunos expressaram seu raciocínio em relação a forma abstrata do teorema. As respostas apresentadas pelos alunos evidenciaram uma dificuldade no modo pelo qual eles expressaram sua escrita matemática. Dessa forma a partir das ideias de Danyluk, ressaltamos a importância da expressão escrita em Matemática.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/216302
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPythagorean theoremen
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectManipulative materialsen
dc.subjectMaths writingen
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt
dc.subjectPesquisa qualitativapt
dc.subjectMateriais manipulativospt
dc.subjectEscrita em matemáticapt
dc.subjectPitágoras, Teorema dept
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.titleTeorema de Pitágoras a partir da história da matemáticapt
dc.title.alternativePythagoras theorem from the history of mathematicsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateMatemática - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sampaio_lo_tcc_guara.pdf
Tamanho:
1.79 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sampaio_lo_tcc_guara_aut.pdf
Tamanho:
99.29 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: