Publicação: Teorema de Pitágoras a partir da história da matemática
dc.contributor.advisor | Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP] | |
dc.contributor.author | Sampaio, Leandra de Oliveira | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T16:41:20Z | |
dc.date.available | 2022-02-03T16:41:20Z | |
dc.date.issued | 2021-03-01 | |
dc.description.abstract | This work is a qualitative research, in the area of the Maths Education, which aims to present an analysis of what students say about the Pythagorean Theorem, when they develop their demonstration from the idea of area. The data produced for the research were the result of activities developed with a group of 6 students, from the 9th grade of elementary school, in a private school in the town of Guaratingueta/SP. The proposed activities were developed using manipulative materials. We highlight, in the analysis, the way in which students expressed their reasoning in relation to the abstract form of the theorem. The replies presented by the students showed a difficulty in the way in which they expressed their Maths writing. Thus, from Danyluk’s ideas, we emphasize the importance of written expression in Math | en |
dc.description.abstract | Este trabalho trata se de uma pesquisa qualitativa, na área de Educação Matemática, que tem como objetivo apresentar uma análise sobre o que os alunos dizem a respeito do Teorema de Pitágoras, quando desenvolvem sua demonstração a partir da ideia de área. Os dados produ-zidos para a pesquisa foram resultantes de atividades desenvolvidas com um grupo de 6 alu-nos, do 9º ano do Ensino Fundamental, em um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guaratinguetá/SP. As atividades propostas foram desenvolvidas utilizando materiais mani-pulativos. Destacamos, na análise, a maneira com que os alunos expressaram seu raciocínio em relação a forma abstrata do teorema. As respostas apresentadas pelos alunos evidenciaram uma dificuldade no modo pelo qual eles expressaram sua escrita matemática. Dessa forma a partir das ideias de Danyluk, ressaltamos a importância da expressão escrita em Matemática. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/216302 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Pythagorean theorem | en |
dc.subject | Qualitative research | en |
dc.subject | Manipulative materials | en |
dc.subject | Maths writing | en |
dc.subject | Teorema de Pitágoras | pt |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt |
dc.subject | Materiais manipulativos | pt |
dc.subject | Escrita em matemática | pt |
dc.subject | Pitágoras, Teorema de | pt |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Material didático | pt |
dc.title | Teorema de Pitágoras a partir da história da matemática | pt |
dc.title.alternative | Pythagoras theorem from the history of mathematics | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá | pt |
unesp.undergraduate | Matemática - FEG | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- sampaio_lo_tcc_guara.pdf
- Tamanho:
- 1.79 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- sampaio_lo_tcc_guara_aut.pdf
- Tamanho:
- 99.29 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: