Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Turismo lgbtqiapn+: vidas, conflitos e agenciamentos de corpos na rua Augusta e Consolação em São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Pimentel, Juliana Maria Vaz

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rosana - FEC - Turismo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

O presente Trabalho de Conclusão de Curso buscou investigar, analisar e compreender o agenciamento de corpos dentro do Turismo LGBTQIAPN+ nas ruas da Consolação e Augusta, em São Paulo, tendo em vista que essas ruas são categorizadas e modeladas, para grande parte de suas estruturas, com bares e casas noturnas para a comunidade LGBTQIAPN+. Para a compreensão da escolha destes bairros, o turismo LGBTQIAPN+ é sustentado pela resistência histórica do próprio movimento social, a rejeição familiar, a ida para as ruas como fonte de sobrevivência e trabalhos alternativos, como a prostituição. Para amplo entendimento do segmento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, assim como uma pesquisa exploratória para a identificação de pessoas LGBTQIAPN+ que exercem ou já exerceram o agenciamento de corpos nas ruas Augusta e Consolação, focando na sua trajetória de vida até o presente momento. Para a escrita, foram divididas três linhas de estudo, com bibliografias e sites, sendo elas turismo sexual o resgate histórico da comunidade LGBTQIAPN+, a compreensão do turismo LGBTQIAPN+ e o turismo sexual como norte de pensamento dentro cenário de marginalização, comércio sexual e a rejeição da sociedade cis hetero normativa perante a comunidade LGBTQIAPN+. Com a leitura sobre esses estudos, foi possível compreender o turismo LGBTQIAN+ como potencial em aspectos socioculturais, econômicos e o resgate histórico da comunidade LGBTQIAPN+ trazido por esse segmento que faz uma reflexão com as dificuldades que cada indivíduo carrega, independentemente da idade e/ou local de residência.

Resumo (espanhol)

Este proyecto final buscó investigar, analizar y comprender la agencia de los cuerpos dentro del turismo LGBTQIAPN+ en las calles de Consolação y Augusta, en São Paulo, considerando que estas calles están categorizadas y modeladas, en su mayoría, con bares y discotecas para la comunidad LGBTQIAPN+. Para comprender la elección de estos barrios, el turismo LGBTQIAPN+ se sostiene en la resistencia histórica del propio movimiento social, el rechazo familiar, el uso de las calles como fuente de supervivencia y el trabajo alternativo, como la prostitución. Para obtener una comprensión más amplia del segmento, se realizó un levantamiento bibliográfico, así como una investigación exploratoria para identificar a las personas LGBTQIAPN+ que practican o han practicado la agencia de los cuerpos en las calles Augusta y Consolação, centrándose en sus trayectorias de vida hasta la fecha. Para este escrito, se dividieron tres líneas de estudio, incluyendo bibliografías y sitios web: el turismo sexual, la recuperación histórica de la comunidad LGBTQIAPN+; la comprensión del turismo LGBTQIAPN+; y el turismo sexual como principio rector en un contexto de marginación, comercio sexual y rechazo de la sociedad heteronormativa cis hacia la comunidad LGBTQIAPN+. La lectura de estos estudios permitió comprender el potencial del turismo LGBTQIAPN+ en aspectos socioculturales y económicos, así como la recuperación histórica de la comunidad LGBTQIAPN+ que este segmento ha generado, lo cual refleja las dificultades que enfrenta cada individuo, independientemente de su edad o lugar de residencia.

Descrição

Palavras-chave

Turismo LGBTQIAPN+, Comunidade LGBTQIAPN+, Agenciamento de Corpos, Turismo Sexual, Comunidad LGBTQIAPN+, Agencia Corporal

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação