Logo do repositório
 

Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola

dc.contributor.authorFreitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Ernandes Rocha de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:22Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:22Z
dc.date.issued2012-01-01
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores da universidade que atuam em licenciaturas de Física, Biologia e Matemática, procurando compreendê-la a partir de sua participação em um projeto de formação continuada de professores da rede pública de ensino. O referencial teórico, apoiado em Pierre Bourdieu e Paulo Freire, possibilitou a constituição de instrumentos para caracterizar o processo de formação como construção coletiva de uma estrutura formativa. Para isso, foi necessário considerar tanto a interação de professores da universidade entre si como aquela entre eles e os professores da escola. Os resultados revelaram que o envolvimento dos professores da universidade no projeto possibilitou-lhes a produção de conhecimento em um domínio para o qual normalmente não são chamados a fazê-lo, na prática da vida universitária, a saber: a docência.pt
dc.description.abstractThis article presents results of research on education of university professors who work in Undergraduate Physics, Biology and Mathematics Education Courses, starting from their participation in a project of continuing education for public school teachers. The theoretical framework, supported by Pierre Bourdieu and Paulo Freire, allowed us to construct instruments in order to characterize the education process as a collective construction of a formative endeavor. For this purpose, it was necessary to consider both the interaction among university teachers and the interaction among them and the high school teachers. The research results show that the involvement of university teachers in the project enabled them to produce knowledge in a domain that they are not normally called to do it, in the practice of everyday university life, namely, the teaching.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia
dc.format.extent323-334
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200006
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 2, p. 323-334, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132012000200006
dc.identifier.fileS1516-73132012000200006.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes2571977671030681
dc.identifier.lattes2687872824964861
dc.identifier.orcid0000-0003-4001-5592
dc.identifier.scieloS1516-73132012000200006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26483
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectFormação de formadorespt
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectUniversity-Schoolen
dc.titleEducação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escolapt
dc.title.alternativeEducation of university professors in the context of university-school interactionen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2571977671030681
unesp.author.lattes2687872824964861(3)
unesp.author.orcid0000-0003-4001-5592[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt
unesp.departmentMatemática - FEISpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132012000200006.pdf
Tamanho:
200.85 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: