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Uso de residuos de construção e demolição para melhorias nas estradas rurais usadas para o escoamento de cana de açúcar: um estudo de caso

dc.contributor.advisorAlcântara, Marco Antônio de Morais [UNESP]pt
dc.contributor.authorMarques, Paula Antonio [UNESP]pt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-06-25T15:52:04Z
dc.date.issued2025-06-02
dc.description.abstractEste trabalho analisa a viabilidade técnica e econômica da utilização de resíduos de construção e demolição (RCD) na melhoria de estradas rurais utilizadas para o escoamento de cana-de-açúcar, com foco em um trecho localizado no município de Rafard, SP. O estudo parte da constatação de que essas vias, frequentemente não pavimentadas, apresentam baixa resistência estrutural, o que compromete a logística agrícola e eleva os custos com manutenção. A fim de melhorar a qualidade de rolamento e suporte dessas vias foi estudado a melhoria do indice de suporte do solo com agregado reciclado. Foram coletadas amostras de solo da região e realizados ensaios laboratoriais de caracterização do solo, com o objetivo classificar e avaliar o comportamento mecânico do solo, seguindo as especificações NBR 15115 (ABNT, 2004). Os agregados reciclados se enquadraram nas faixas granulométricas estabelecidas na Norma DNIT 141/2010. O solo foi classificado como siltoso (A-4), considerado regular, com Índice de Suporte Califórnia (ISC) de 11,7%, na energia intermediária, e 22,3% quando misturado com RCD. Desse modo foram executados ensaios de mistura 40% solo e 60% RCD, obeteve-se um ISC de 22,83% podendo, assim, ser usado como subbase. Deste modo, a melhoria do ISC com agregado reciclado é uma alternativa viável para aplicação em obras de pavimentos. No dimensionamento do pavimento, método MEDINA e método CBR, foi considerado o tráfego previsto para os próximos oito anos. A análise de viabilidade econômica demonstrou que, embora o custo inicial de implantação com RCD seja superior ao da manutenção convencional, há significativa redução de custos operacionais ao longo do tempo, além de benefícios ambientais e sociais. Conclui-se que o uso de RCD representa uma alternativa sustentável e eficaz para o reforço estrutural de estradas rurais em regiões agrícola promovendo ganhos em durabilidade, segurança viária e gestão de resíduos sólidos.pt
dc.description.abstractThis study analyzes the technical and economic feasibility of using construction and demolition waste (CDW) to improve rural roads used for sugarcane transportation, focusing on a segment located in the municipality of Rafard, São Paulo, Brazil. These unpaved roads often have low structural resistance, which hinders agricultural logistics and increases maintenance costs. To enhance the bearing capacity and surface quality, recycled aggregate was used to improve the soil support index. Soil samples from the region were collected and subjected to laboratory tests in accordance with NBR 15115 (ABNT, 2004) to classify and evaluate the mechanical behavior of the soil. The recycled aggregates met the gradation requirements of DNIT Standard 141/2010. The native soil was classified as silty (A-4), with a California Bearing Ratio (CBR) of 11,7% under intermediate compaction energy. When mixed with 60% CDW, the CBR increased to 22.83%, making it suitable for use as a subbase layer. Pavement design was carried out using both the MEDINA and CBR methods, considering projected traffic over the next eight years. The economic feasibility analysis indicated that, although the initial cost of using CDW is higher than that of conventional maintenance, it results in significant operational cost savings over time, in addition to environmental and social benefits. The study concludes that CDW is a sustainable and effective alternative for the structural improvement of rural roads in agricultural regions, offering advantages in durability, road safety, and solid waste management.en
dc.identifier.citationMARQUES, Paula Antonio. Uso de residuos de construção e demolição para melhorias nas estradas rurais usadas para o escoamento de cana de açúcar: um estudo de caso. Orientador: Marco Antônio de Morais Alcântara. 2025. 62 f. : il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, 2025pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311383en
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectResíduospt
dc.subjectDemoliçãopt
dc.subjectPavimentospt
dc.subjectÁrea ruralpt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.subjectCana-de-açucarpt
dc.titleUso de residuos de construção e demolição para melhorias nas estradas rurais usadas para o escoamento de cana de açúcar: um estudo de casopt
dc.title.alternativeUse of construction and demolition waste for improvements in rural roads used for sugarcane transportation: a case studyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublicationen
relation.isAuthorOfPublication3fc08278-3713-4d9a-a0c1-57721bcf980f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3fc08278-3713-4d9a-a0c1-57721bcf980f
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateIlha Solteira - FEIS - Engenharia Civilpt

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