Publicação: Experimento demonstrativo de levitação supercondutora: Ferramenta para problematização de conceitos físicos
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Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Sociedade Brasileira de Física
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
In the middle of 1980’s, the ceramic superconductors were novel materials that exhibit superconductivity at temperatures larger than that of liquid nitrogen (T = 77 K). This cryogenic liquid is easier to be obtained and cheaper than liquid helium (T = 4.2 K). Thus, the possibility of applications of such materials increased and they are suited to the efforts to search clean energy sources and the growth of a sustainability society. This is possible due to the properties of the superconductors as zero resistivity and perfect diamagnetism. In this work we will present the arrangement of a superconducting levitation experiment that can be used as a motivation for high school students and also to encourage them to choose a scientific career.
Resumo (português)
Em meados da década de 1980, os ditos supercondutores cerâmicos foram descobertos. Estes materiais se destacam por possuírem temperaturas de transição superiores à do nitrogênio líquido (T = 77 K). Este líquido criogênico possui um custo e facilidade de obtenção muito mais vantajosos se comparado com o hélio líquido (T = 4, 2 K). Assim, as possibilidades de aplicações desses materiais se ampliaram. Tais aplicações se adequam, em geral, aos esforços por buscas de fontes de energia limpas e a estruturação de uma sociedade sustentável por conta das propriedades dos supercondutores (por exemplo, resistividade nula e diamagnetismo perfeito). Neste trabalho apresentaremos a montagem de um experimento de levitação supercondutora que pode ser usado em problematizações a alunos do ensino médio além de incentivá-los a optarem por uma carreira científica.
Descrição
Palavras-chave
maglev, superconductors, levitation, magnetic rail, maglevs, supercondutores, levitação, trilho magnético
Idioma
Português
Como citar
Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 37, n. 2, p. 2505-1-2505-8, 2015.