Publicação: Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016
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Data
Autores
Orientador
Martins, Marcelo Sampaio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Mecânica - FEG
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This work will address the development and optimization of the transmission system with emphasis on studies of the dentate MB1114 the BAJA SAE prototype 2016 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. The BAJA SAE project is the development and construction of a single-seat vehicle offroad by engineering students. This paper aims to analyze the macrogeometria parameters of gear sets on three axes that make up the gearbox coupling a CVT (Continuous Variable Transmission) manufactured by gaged Engineering ® GX9-BAJA model and a Briggs & Stratton engine Intek Pro ®. From the curve torque vs. engine speed and maximum reduction of the CVT (Continuous Variable Transmission) supplied by the manufacturers it was possible to measure the gear set favor greater torque, the maximum force applied to the ground and vehicle acceleration. Through software HyperMesh, Gsam, GMGEAR v2016, OptiStruct and Abaqus Unified FEA were analyzed and simulated the root bending stress, angle pressure, degree of coverage and reducing the thickness of teeth. After the simulations and the data generated was a comparison between the current project and the proposed project highlighting the engaging efficiency and mass reduction
Resumo (português)
Este trabalho abordará o desenvolvimento e otimização do sistema de transmissão com ênfase nos estudos de dentados do protótipo MB1114 do projeto BAJA SAE 2016 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. O projeto BAJA SAE consiste no desenvolvimento e construção de um veículo monoposto offroad por estudantes de engenharia. Esta monografia tem como objetivo analisar os parâmetros de macrogeometria das engrenagens de dentes retos dispostas em três eixos, que compõem a caixa de redução aclopada a um CVT (Continuou Variable Transmission) fabricada pela Gaged Engineering ® modelo GX9-BAJA e um motor Briggs & Stratton Intek Pro ®. A partir da curva torque versus rotação do motor e máxima redução do CVT (Continuous Variable Transmission) fornecidas pelos fabricantes foi possível dimensionar o trem de engrenagens favorecendo o maior torque, máxima força aplicada ao solo e aceleração do veículo. Através dos softwares HyperMesh, Gsam, GMGEAR v2016, OptiStruct e Abaqus Unified FEA foram analisadas e simuladas as tensões de flexão da raiz, ângulo de pressão, grau de recobrimento e redução da espessura de dentes. Após as simulações e os dados obtidos foi gerado um comparativo entre o projeto atual e o projeto proposto ressaltando a eficiência de engrenamento e a redução massa
Descrição
Palavras-chave
Engrenagens, Automoveis - Projetos e construção, Otimização matemática, Gearing
Idioma
Português
Como citar
WATANABE, Cristiano Seiji. Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016. 2016. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016.