Interação e alteridade na formação de professores de língua portuguesa
dc.contributor.author | Vieira, Karina Mayara Leite [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:49Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:49Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este texto aborda aspectos relacionados à formação do professor de língua portuguesa a partir dos conceitos bakhtinianos de interação e alteridade (BAKHTIN, 2006a; 2006b). Para tanto, recorro às reflexões que fiz durante a minha pesquisa de mestrado finalizada em outubro de 2013, da qual resultou a dissertação intitulada “Escrever na escola: o trabalho pedagógico e a formação de alunos escritores”. A investigação, qualitativa de orientação sócio-histórica (FREITAS, 2007), teve como objeto de pesquisa a escrita e o ensino da escrita na escola, e buscou compreender como os alunos se formam escritores. Dialogicamente à reflexão sobre a formação de escritores, e partindo da minha experiência como professora-pesquisadora, busquei compreender também aspectos relacionados à formação de professores de língua portuguesa: como formar professores de língua materna que contribuem para formar alunos escritores? Assim, embasando-me no trabalho que realizei, nos dados da referida pesquisa, na minha experiência como professora-pesquisadora e nas reflexões que realizei durante a escrita da dissertação, proponho para o presente texto retomar alguns pontos discutidos na dissertação e refletir sobre questões relacionadas à formação de professores de língua portuguesa, considerando a interação e a alteridade como pilares que sustentam essa formação. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro | |
dc.format.extent | 7875-7883 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7875-7883 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-7875-7883.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141635 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Interação | pt |
dc.subject | Alteridade | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.title | Interação e alteridade na formação de professores de língua portuguesa | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação - IB | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-7875-7883.pdf
- Tamanho:
- 523.07 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format