Logotipo do repositório
 

Publicação:
Identidade psicossocial dos adolescentes no regime de internato na Educação Agrícola

dc.contributor.authorMorais, Alessandra Xavier de
dc.contributor.authorBenelli, Sílvio José [UNESP]
dc.contributor.authorMonteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Del Salvador
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:21Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:21Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractPsychosocial Identity of the adolescents in boarding school system in the agricultural education Abstract: This article is the result of a research where we try to study and to understand the psychosocial identity of adolescents undergoing boarding. We discussed the issue of boarding school in literature and notes about adolescence in various psychological approaches. Research strategies were interviews, and focus group reports. We conclude that, even with the difficulties students believe that the promising future can only be achieved through technical training, which would enable them not only to acquire a knowledge, but also as a way to gain access to a better-paying job. A better understanding of the surrounding reality allows us to subsidize various professional institutions also adopt boarding as an option to stay.en
dc.description.abstractEste artigo é o resultado de uma pesquisa de mestrado onde procuramos estudar e compreender a identidade psicossocial dos adolescentes submetidos ao regime de internato. Discutimos o tema do colégio interno na literatura além de apontamentos sobre adolescência em diversas abordagens psicológicas. As estratégias de investigação foram entrevistas, relatos e grupo focal. Concluímos que, mesmo com as dificuldades os alunos acreditam que o futuro promissor só pode ser alcançado através de uma formação técnica, o que lhes possibilitaria não só adquirirem um saber, mas também como forma de terem acesso a um trabalho de melhor remuneração. Um melhor entendimento da realidade circundante permite que possamos subsidiar diferentes profissionais de instituições que também adotam o internato como opção de permanência.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Clínica, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.format.extent74-89
dc.identifierhttp://www2.assis.unesp.br/revpsico/index.php/revista/article/view/210
dc.identifier.citationRevista de Psicologia da UNESP, v. 12, n. 1, p. 74-89, 2013.
dc.identifier.fileISSN1984-9044-2013-12-01-74-89.pdf
dc.identifier.issn1984-9044
dc.identifier.lattes3784742378152207
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126864
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista de Psicologia da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSchool boardingen
dc.subjectAgricultural educationen
dc.subjectPsychosocial identityen
dc.subjectInternato Escolarpt
dc.subjectEducação agrícolapt
dc.subjectIdentidade psicossocialpt
dc.titleIdentidade psicossocial dos adolescentes no regime de internato na Educação Agrícolapt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3784742378152207
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Clínica - FCLASpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1984-9044-2013-12-01-74-89.pdf
Tamanho:
121.68 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format