Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva

dc.contributor.authorManttuy, Edivaldo de Jesus
dc.contributor.authorGalante, Celiana Cristina Tessaro
dc.contributor.authorAraujo, Simoni Carla Alves de
dc.contributor.authorCatarucci Sobrinho, André
dc.contributor.authorDelsin, Francisco Penha
dc.contributor.authorHaga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
dc.contributor.authorHaga, Mario Susumo [UNESP]
dc.contributor.institutionEscola Estadual José Joaquim dos Santos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:44Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:44Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractPara muitos alunos, é fundamental proporcionar oportunidades e momentos em que possam refletir sobre seus conhecimentos apreendidos nas suas ações no ambiente escolar, sobre a sua postura de aprendiz diante daquilo que lhe é oferecido na educação formal diferenciado das práticas escolares tradicionais, o presente relato tem a intenção de apresentar resultados de um processo de avaliação com uma proposta diferenciada que pode levar o aluno a refletir sobre suas ações na escola e compreenda melhor o seu rendimento com práticas de autoverificação da aprendizagem contínua que são trabalhadas em três momentos: a aplicação, a retomada de estudos com reflexões individuais e coletivas sobre respostas corretas e incorretas e a reaplicação. A metodologia contempla a conciliação de fundamentos da avaliação somativa com os de avaliação formativa. A proposta foi trabalhada pela equipe gestora com os professores das componentes curriculares do Ensino Médio da escola proporcionando resultados que permite avalizar a metodologia mais motivadora do que com métodos tradicionais de aulas expositivas e avaliações somativas periódicas. Como resultado importante, entre outros, podemos registrar a progressão verificada nos rendimentos dos alunos em avaliações internas e externas como SARESP, Prova Brasil e ENEM dos últimos anos.pt
dc.description.affiliationEscola Estadual José Joaquim dos Santos, Três Fronteiras, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.format.extent3599-3609
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3599-3609
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3599-3609.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes3832034837641381
dc.identifier.lattes3558054469670536
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141846
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleAvaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletivapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3832034837641381
unesp.author.lattes3558054469670536
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentBiologia e Zootecnia - FEISpt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-3599-3609.pdf
Tamanho:
516.17 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format