Publicação: Dramaturgia de Dea Loher na peça Inocência: o hibridismo teatral na cena contemporânea
dc.contributor.author | Miguel, Júlia Mara Moscardini [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-08-06T16:15:12Z | |
dc.date.available | 2015-08-06T16:15:12Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A autora analisa o trabalho de Dea Loher, dramaturga nascida em 1964 e pertencente a uma geração de escritores alemães que se atribuíram a tarefa de dar prosseguimento ao teatro político nos moldes de Bertolt Brecht (1898-1956), embora com roupagens e conteúdos adaptados à contemporaneidade, com o uso intensivo de recursos da estética pós-dramática e técnicas cinematográficas do grupo dinamarquês Dogma-95. Um interesse adicional do livro para o leitor brasileiro está em que Loher é muito ligada ao Brasil, onde esteve pela primeira vez nos anos 1990 e onde recolheu as referências para sua primeira peça, Olgas Raum, um monólogo sobre a militante judia Olga Benário, que foi esposa de Luiz Carlos Prestes. Nos anos 2000, a dramaturga volta ao Brasil e estabelece uma profícua parceria com o grupo paulistano Os Satyros, fundado por Ivan Cabral e Rodolfo Garcia Vázquez, para o qual escreveu e montou algumas peças no país. Uma delas, Inocencia, analisada neste livro, é um dos melhores exemplos do chamado “teatro híbrido” cultivado pela dramaturga. Tida como a obra mais complexa de Loher, a peça mostra o mau estado das sociedades ocidentais através do destino de pessoas comuns que vivem nas cidades em busca de um sentido para a vida. Com 19 cenas escritas no formato de montagem, a peça é uma grande interrogação sobre o que aconteceu com os sonhos depois do fim das utopias, e um questionamento sobre a possibilidade ou não de se reverter o difuso sentimento de impotência que hoje tudo permeia. | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | |
dc.identifier | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=468 | |
dc.identifier.citation | MIGUEL, Júlia Mara Moscardini. Dramaturgia de Dea Loher na peça Inocência: o hibridismo teatral na cena contemporânea. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835681. | |
dc.identifier.file | ISBN9788579835681.pdf | |
dc.identifier.isbn | 9788579835681 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/126207 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Estudos literários | pt |
dc.title | Dramaturgia de Dea Loher na peça Inocência: o hibridismo teatral na cena contemporânea | pt |
dc.type | Livro | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.graduateProgram | Estudos Literários - FCLAR | pt |
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