Publicação: Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo
dc.contributor.author | Plicas, Lídia Maria de Almeida [UNESP] | |
dc.contributor.author | Casciatori, Priscila Aparecida [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:53Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:53Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho relata o desenvolvimento e os resultados do projeto do programa Núcleos de ensino da UNESP que visou promover mecanismos didático-pedagógicos para o ensino de química da rede pública de São José do Rio Preto. Utilizou-se como material de referência os Cadernos do professor, implementado pelo novo Currículo Oficial do Estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi da investigação-ação, na perspectiva da ação-reflexão-ação. O projeto foi desenvolvido na forma de um curso de capacitação com aulas teóricas e práticas semanais aos professores PEB II pertencentes à Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto. As aulas foram desenvolvidas por meio de exposições dialogadas, da leitura e interpretação de textos relacionados ao tema da aula e da realização de experimentos. A avaliação constou da elaboração de relatórios, da socialização dos resultados dos experimentos, da participação nas aulas e de uma avaliação final com questões dissertativas referentes aos conteúdos teóricos e dos experimentos desenvolvidos. A realização deste projeto colaborou com o sistema formativo dos professores, auxiliando-os no uso dos Cadernos do professor e aluno, o curso foi avaliado como muito bom por 90% dos participantes. Somente uma formação que leve o professor a comprometer-se com sua prática é capaz de dar uma resposta positiva à escola. Com comprometimento e autonomia, é possível levar a mudanças na prática dos professores e na constituição do profissional colaborador, ético, leitor e escritor, conseqüentemente, reflexivo e crítico. As escolas necessitam de profissionais que indagam, refletem e investigam continuamente sua prática. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Química e Ciências Ambientais, São José do Rio Preto, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Química e Ciências Ambientais, São José do Rio Preto, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 4624-4637 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4624-4637 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4624-4637.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 8861874912956811 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141649 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Ensino de química | pt |
dc.subject | Experimentação | pt |
dc.subject | Formação continuada | pt |
dc.subject | Práticas didático-pedagógicas | pt |
dc.title | Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 8861874912956811 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Química e Ciências Ambientais - IBILCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-4624-4637.pdf
- Tamanho:
- 561.78 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format