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Análise entre o método de dimensionamento tradicional e o novo método MeDiNa, utilizando fresado na camada de CAUQ: um estudo de caso

dc.contributor.advisorLima, Jairo Salim Pinheiro [UNESP]pt
dc.contributor.authorLieira, Larissa Quintiliano [UNESP]pt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-06-23T14:54:55Z
dc.date.issued2025-06-17
dc.description.abstractNo Brasil, o transporte rodoviário é o principal meio de deslocamento de cargas e pessoas, sendo assim, é preciso que este ofereça conforto e segurança ao usuário, mantendo sua qualidade ao longo de sua vida útil. Desse modo é necessário dimensionar os pavimentos com a maior suporte ao tráfego a ao intemperismo. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo principal analisar o dimensionamento de um pavimento flexível para um trecho de rodovia empregando dois métodos o tradicional e o mecanístico-impírico MeDiNa. E avaliar a utilização de materiais fresados na camada de rolamento. O programa analisou a estrutura dimensionada tradicionalmente da duplicação da SP-294, classificando-a como inadequada à deflexão da sub-base. Gerou-se então uma nova estrutura com mais cal, mais segura e aceitável. Isso proporcionou redução na espessura da camada de rolamento e, consequentemente, redução do custo da estrutura final. Entretanto, para a utilização do software precisam-se inserir as propriedades de cada material, além da caracterização. Nesse contexto, avaliou-se a utilização de fresado para minimizar o custo e aplicá-lo nesses ensaios, o que apresentou resultados satisfatórios. Concluiu-se que esse novo método apresentou uma nova forma de dimensionar o pavimento desde que seja possível realizar os ensaios e adequar os modelos matemáticos.pt
dc.description.abstractIn Brazil, road transport is the main means of transporting cargo and people, and therefore it must offer comfort and safety to the user, maintaining its quality throughout its useful life. Therefore, it is necessary to design pavements with the greatest support for traffic and weathering. Therefore, the main objective of this research is to analyze the design of a flexible pavement for a stretch of highway using two methods: the traditional and the mechanistic empirical MeDiNa. And to evaluate the use of milled materials in the bearing layer. The program analyzed the traditionally designed structure of the SP-294 duplication, classifying it as inadequate for the deflection of the sub-base. A new structure with more lime was then generated, which was safer and more acceptable. This provided a reduction in the thickness of the bearing layer and, consequently, a reduction in the cost of the final structure. However, to use the software, it is necessary to enter the properties of each material, in addition to the characterization. In this context, the use of milling was evaluated to minimize costs and apply it in these tests, which presented satisfactory results. It was concluded that this new method presented a new way of dimensioning the pavement as long as it is possible to carry out the tests and adapt the mathematical models.en
dc.identifier.citationLIEIRA, Larissa Quintiliano. Análise entre o método de dimensionamento tradicional e o novo método MeDiNa, utilizando fresado na camada de CAUQ: um estudo de caso. Orientador: Jairo Salim Pinheiro de Lima. 2025. 69 f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, 2025pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311274en
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectMeDiNapt
dc.subjectDimensionamentopt
dc.subjectPavimentopt
dc.subjectFresadopt
dc.subjectRAPpt
dc.titleAnálise entre o método de dimensionamento tradicional e o novo método MeDiNa, utilizando fresado na camada de CAUQ: um estudo de casopt
dc.title.alternativeAnalysis between the traditional dimensioning method and the new MeDiNa method, using milling in the CAUQ layer: a case studyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublicationen
relation.isAuthorOfPublication85247efd-89f2-4b1b-9a26-7058e0049881
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85247efd-89f2-4b1b-9a26-7058e0049881
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateIlha Solteira - FEIS - Engenharia Civilpt

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