Simulação do escoamento ao redor dos corpos de Ahmed em sequência utilizando OpenFOAM v2106
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Data
Autores
Orientador
Pantaleão, Aluisio Viais 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Mecânica - FEIS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O estudo do escoamento tridimensional ao redor de um veículo terrestre
tornou-se assunto de grande relevância na indústria automobilística, tendo em
vista que o consumo de combustível está diretamente relacionado ao arrasto
aerodinâmico. Para um veículo real seria muito difícil modelar ou realizar
análises experimentais, no entanto, com a simplificação da geometria de um
carro é possível analisar os fenômenos físicos que ocorrem ao redor da
geometria. O corpo de Ahmed é um modelo simplificado de um veículo terrestre
utilizado para estudar a influência da topologia no escoamento. O
software livre de Fluido Dinâmica Computacional (Computational Fluid
Dynamics) OpenFOAM v2106 foi utilizado para a solução do problema proposto,
juntamente com a comparação dos resultados coletados pelo grupo
de trabalho do túnel hidrodinâmico horizontal. As simulações tiveram a
finalidade de obter características e dados do escoamento devido às
geometrias do corpo estabelecidas e a configuração em comboio adotada. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que os vórtices perderam intensidade conforme o ângulo de inclinação traseira aumentava e que a menor distância considerada foi a mais vantajosa na redução do arrasto.
Resumo (inglês)
The study of three-dimensional flow around a ground vehicle has become a matter of great relevance in the automotive industry, considering that fuel consumption is directly related to aerodynamic drag. Modeling or performing experimental analyses for a real vehicle would be very challenging. However, by simplifying the geometry of a car, it is possible to analyze the physical phenomena occurring around the geometry. The Ahmed body is a simplified model of a ground vehicle used to study the influence of topology on flow. The open-source Computational Fluid Dynamics (CFD) software OpenFOAM v2106 was used to solve the proposed problem, along with the comparison of results collected by the horizontal hydrodynamic tunnel working group. The simulations aimed to obtain flow characteristics and data due to the established body geometries and the adopted convoy configuration. Based on the obtained results, it can be concluded that the vortices decreased in intensity as the rear slant angle increased and that the shortest distance considered was the most advantageous in reducing drag.
Descrição
Palavras-chave
CFD, Corpo de Ahmed, Túnel hidrodinâmico, Comboio, Ahmed body, OpenFOAM, Hydrodynamic tunnel, Convoy
Idioma
Português