Publicação:
O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo

dc.contributor.authorCyrino, Marina [UNESP]
dc.contributor.authorSouza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:47Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:47Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente trabalho tem como temática a formação inicial de professores, com foco nos Estágios Curriculares (EC) do curso de Licenciatura em Pedagogia - Unesp/Rio Claro. O objetivo foi compreender os elementos que tornam o EC uma atividade formativa para os licenciandos. A pesquisa foi de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos: observação em três espaços (estágios em seis escolas; curso de extensão aos professores que recebem estagiários e; aulas da disciplina na universidade), entrevistas semiestruturadas com 22 participantes (seis estagiários, seis professores e seis coordenadores das escolas, uma vice-diretora, duas pessoas da Secretaria Municipal de Educação e a professora universitária responsável pelo estágio), além de consultar documentos referentes ao assunto em questão. Nos resultados, ponderamos que para o desenvolvimento do estágio é possível compreendê-lo a partir de quatro pontos essenciais: compromisso da instituição escolar na formação inicial de professores; concepção de estágio que cada participante possui; condições dos professores e das escolas para assumir um papel na formação de estagiários e; tipos de relações que são estabelecidas no processo de estágio. Ao analisar tais questões, foi importante considerar que a escola e a universidade são instituições diferentes, possuindo tempos, estruturas e regras próprios e saberes específicos, porém complementares na formação docente. Nos normativos legais deve-se considerar propostas de estágios que tenham como centro a aprendizagem da profissão e o apoio formalizado às escolas enquanto ativas no processo de formação docente. Enquanto sugestão há a Interventoria, proposta de estágio que visa a interação e intervenção sistematizada, considerando que todos sejam ativos no processo de estágio.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent2597-2609
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2597-2609
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2597-2609.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes7352600571268275
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141625
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleO estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7352600571268275
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

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