Publicação: Bingo das funções: uma proposta para o ensino de função
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Souza, Antonio Carlos de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho, de cunho qualitativo, tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino
para o conteúdo de função a alunos do 1° ano do Ensino Médio e que busca responder a
seguinte pergunta: Quais as potencialidades do jogo Bingo das Funções para o ensino de
função polinomial de primeiro grau? A finalidade da proposta é reforçar os conceitos básicos
de funções, como a relação do conjunto domínio e imagem da função e a relação de
dependência de uma variável, e visa mostrar uma possibilidade de desenvolver o tema de
função polinomial de primeiro grau nas aulas de Matemática através da utilização do jogo
intitulado Bingo das Funções. O jogo é uma adaptação do tradicional jogo de bingo para uma
versão que proporciona a abordagem de um conteúdo matemático. Tal proposta se mostrou
importante, pois dá abertura a questionamentos com os alunos sobre o incremento de jogos
nas aulas de Matemática e sua aprendizagem através dele
Resumo (inglês)
The current research, of qualitative nature, aims to introduce a proposal for the content of
function to the students of the 1st year of High School and looking for a answer the question:
What is the potencial of the game Bingo of Functions for teaching polynomial function of
first degree? The goal is to reinforce the basic concepts of functions, as the relation of the
domain and image set of the function, and the dependence relation of a variable, and aims to
show a possibility to develop the theme of polynomial function of first degree in Mathematics
classes through the use of a game called Bingo of Functions. The game is an adaptation of the
traditional game of bingo for a version that provides the approach of a mathematical content.
The proposal proved to be important because opens the way for questions with the students
about increment of games in the math class and their learning through it
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática, Jogo, Função, Ensino médio, Mathematical education, Game, Function, High school, Jogos em educação matemática, Funções (Matemática), Matemática – Estudo e ensino
Idioma
Português