Publicação: QUEIXAS ESCOLARES APRESENTADAS POR ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: RELATO MATERNO
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Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (espanhol)
Estudiantes con Altas Habilidades/Superdotación (AH/SD), público-objetivo de la Educación Especial (PAEE), pueden presentar quejas escolares, cuando sus necesidades superiores no son atendidas. El estudio tuvo como objetivo describir los tipos de quejas escolares que esos estudiantes expresan, por intermedio del relato materno. Participaron 13 madres, de 29 a 48 años. Se entrevistaron las madres individualmente, utilizándose de la Entrevista de Anamnese, del programa de Entrevista Semiestructurada para la Familia y del Cuestionario de Capacidades y Dificultades SDQ-Por. Los resultados demostraron que las madres reciben quejas escolares de sus hijos en la escuela, entre las cuales están los problemas de comportamiento, falta de motivación en sala de clase, indisciplina y dificultades en la interacción social. Todas las madres evaluaron sus hijos dentro del patrón para el comportamiento prosocial y no-patrón para los problemas de relacionamiento con los compañeros. Es importante que la escuela sea una red de apoyo para auxiliar en el desarrollo de esos estudiantes PAEE.
Resumo (português)
Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), público-alvo da Educação Especial (PAEE), podem apresentar queixas escolares, quando suas necessidades superiores não são atendidas. O estudo teve como objetivo descrever os tipos de queixas escolares que esses estudantes expressam, por meio do relato materno. Participaram 13 mães, de 29 a 48 anos. As mães foram entrevistadas individualmente, utilizando-se da Entrevista de Anamnese, do Roteiro de Entrevista Semiestruturada para a Família e do Questionário de Capacidades e Dificuldades SDQ-Por. Os resultados demonstraram que as mães recebem queixas escolares de seus filhos na escola, dentre as quais estão os problemas de comportamento, desmotivação em sala de aula, indisciplina e dificuldades na interação social. Todas as mães avaliaram seus filhos dentro do padrão para o comportamento pro-social e não-padrão para os problemas de relacionamento com os colegas. É importante que a escola seja uma rede de apoio para auxiliar no desenvolvimento desses estudantes PAEE.
Descrição
Palavras-chave
Superdotados, queixas escolares, família
Idioma
Português
Como citar
Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 24, p. -, 2020.