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Publicação:
Análise dos fatores intervenientes na ocorrência de quase-acidentes: um estudo de caso em uma equipe do departamento de logística de uma indústria química

dc.contributor.advisorDelamaro, Mauricio Cesar [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Roberto José [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:22Z
dc.date.available2014-06-11T19:32:22Z
dc.date.issued2011-07-31
dc.description.abstractO objetivo desta tese foi identificar e analisar fatores relacionados com o ambiente profissional e pessoal do funcionário que possam contribuir para a ocorrência de quase-acidentes. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma equipe operacional de logística de uma indústria química do Vale do Paraíba. O grupo pesquisado era composto de quarenta funcionários que participaram de um programa preventivo para redução de quase-acidentes em 2003. Foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas que permitiram obter informações sobre o ambiente profissional e pessoal dos funcionários. Ao analisar o histórico de quase-acidentes ocorridos entre 2002 e 2009 foi possível definir dois grupos distintos: um grupo que não se envolveu com quase-acidentes e outro grupo que se envolveu com pelo menos um quase-acidente. Verificando as informações obtidas nas entrevistas e levando-se em conta os distintos grupos, foi possível identificar fatores com grande potencial para causar quase-acidentes. Analisando ainda os relatórios de segurança do departamento de logística verificou-se um crescimento dos quase-acidentes desde 2003, o que permitiu reaplicar um questionário no grupo pesquisado para verificar quais foram os fatores relacionados com o ambiente organizacional da logística que mais contribuíram para esse crescimento. Os resultados dessa tese confirmam o conceito de que acidentes não são fatalidades, pois as causas podem ser identificáveis eliminando, assim, a idéia de que o risco é um componente intrínseco do trabalhopt
dc.description.abstractThis thesis aims to identify and to analyze factors related with the employee's professional and personal environment that can contribute to the occurrence of near misses. For that a case study was done with an operational logistics team of a chemical industry of Vale do Paraíba. The researched group was composed of forty employees who participated of a preventive program for reduction of near misses in 2003. Semi-structured interviews were done, which allowed in obtaining information on the employees' professional and personal environment. After analyzing the history of near misses happened between 2002 and 2009 two different groups could be defined: a group that was not involved with near misses and other group that was involved with at least one near miss. Verifying the information obtained with interviews and considering the different groups, it was possible to identify factors with great potential to cause near misses. Analyzing the safety reports of the logistics department it was verified a growth of near misses since 2003, what allowed reapply a questionnaire with the group researched to verify which were the factors related with the logistics operational environment that have contributed more to that growth. The results of this thesis confirm the concept that accidents are not fatalities, as the causes can be identifiable, so eliminating the idea that the risk is an intrinsic component of the worken
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent141 p. : il.
dc.identifier.aleph000697969
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.citationCARVALHO, Roberto José. Análise dos fatores intervenientes na ocorrência de quase-acidentes: um estudo de caso em uma equipe do departamento de logística de uma indústria química. 2012. 141 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.
dc.identifier.filecarvalho_rj_dr_guara.pdf
dc.identifier.lattes3727732364475835
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103060
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectAcidentes do trabalhopt
dc.subjectSegurança do trabalhopt
dc.subjectPrevenção de acidentespt
dc.subjectSafetyen
dc.titleAnálise dos fatores intervenientes na ocorrência de quase-acidentes: um estudo de caso em uma equipe do departamento de logística de uma indústria químicapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3727732364475835
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaGestão e otimizaçãopt

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