Logotipo do repositório
 

Publicação:
A influência da pedagogia da alternância na formação de jovens sucessores da agricultura familiar: a Escola Técnica Estadual (Etec) de Andradina como promotora de valorização do modo de vida rural

dc.contributor.advisorSant'Ana, Antonio Lázaro [UNESP]
dc.contributor.authorPina, Ticiana Petean
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-01-05T15:48:10Z
dc.date.available2018-01-05T15:48:10Z
dc.date.issued2017-07-17
dc.description.abstractEsta tese fundamentou-se em pesquisa com os jovens estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Alternância da Escola Técnica Estadual (Etec) “Sebastiana Augusta de Morais”, de Andradina (SP), com o intuito de conhecer a vivência escolar do alternante, as relações com a família e a Escola, as perspectivas de futuro, buscando analisar se a Pedagogia da Alternância, como ferramenta pedagógica para a Educação do Campo, pode contribuir para a valorização do modo de vida rural e a profissão de agricultor familiar. Foram entrevistados os alunos do 2º e 3º ano, em duas etapas diferentes. Na primeira etapa utilizou-se de questionário semiestruturado com questões qualitativas e quantitativas, aplicado na forma de entrevista com todos os alunos, das referidas séries, que estavam presentes nos dias da pesquisa; na segunda etapa também realizada por meio de entrevistas, mas com outro questionário, aplicado somente aos alunos que residiam em assentamentos rurais. A pesquisa abrangeu também entrevistas com familiares de 11 jovens, no próprio lote, abordando questões pertinentes à vida familiar, à visão que tinham da Escola e do processo de sucessão do estabelecimento familiar e, por fim, foram ouvidos ainda três professores visitadores do referido Curso. Evidenciou-se que a Etec conseguiu conquistar os jovens de tal forma que todos gostavam de frequentar a escola e que a modalidade alternância foi importante referencial para os alunos filhos de assentados rurais, aproximando e reforçando a interação entre o jovem, a família e a Escola. Com a pedagogia da alternância, principalmente por meio do papel do professor visitador, ocorreu a valorização dos conhecimentos adquiridos na Instituição e aumentou a participação do jovem nas decisões familiares, assim como houve uma revalorização do modo de vida dos pais. Entretanto, a profissão de agricultor familiar não é diretamente almejada pelos jovens, denotando a necessidade de outras políticas públicas que tornem o gosto pela agropecuária e pelo modo de vida rural, uma opção que não signifique uma condição de vida economicamente precária para jovens e suas famílias.pt
dc.description.abstractThis thesis was based on research with the young students of the Technical Course on Agropecuária Integrated to High School in the Modality Alternation of the State Technical School (Etec) "Sebastiana Augusta de Morais", of Andradina (SP), with the purpose of knowing the experience The relationship between the family and the school, the future perspectives, seeking to analyze whether the Alternation Pedagogy as a pedagogical tool for Field Education can contribute to the valorization of the rural way of life and the profession of farmer Family. In the first stage, a semi-structured questionnaire was used with qualitative and quantitative questions, applied in the form of an interview with all the students, of the referred series, that were present in the days of the research; In the second stage also conducted through interviews, but with another questionnaire, applied only to students who lived in rural settlements. The research also included interviews with relatives of 11 young people in the lot, addressing questions related to family life, their vision of the School and the process of succession of the family establishment, and finally, three visiting teachers of the said course . It was evidenced that Etec managed to win the youngsters in such a way that everyone liked to go to school and that the modality alternation was important referential for the children of rural settlers, bringing closer and reinforcing the interaction between the young person, the family and the School . With the pedagogy of alternation, mainly through the role of the visiting teacher, the knowledge acquired in the Institution increased and the participation of the young person increased in the family decisions, as well as a revalorization of the way of life of the parents. However, the profession of family farmer is not directly sought by young people, denoting the need for other public policies that make the taste for agriculture and the rural way of life an option that does not mean an economically precarious condition of life for young people and their familiesen
dc.identifier.aleph000895516
dc.identifier.capes33004099079P1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152419
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectJovem ruralpt
dc.subjectEducação do campopt
dc.subjectPercepções dos jovenspt
dc.subjectAssentamentos ruraispt
dc.subjectRural youthen
dc.subjectField educationen
dc.subjectPerceptions of young peopleen
dc.subjectFamily members and teachersen
dc.subjectSettlementsen
dc.subjectFormation of successorsen
dc.titleA influência da pedagogia da alternância na formação de jovens sucessores da agricultura familiar: a Escola Técnica Estadual (Etec) de Andradina como promotora de valorização do modo de vida ruralpt
dc.title.alternativeThe influence of the pedagogy of alternation in the training of young successors of family agriculture: the State Technical School (Etec) of Andradina as promoter of valorization of the rural way of lifeen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2578970442440019[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-3287-7144[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramAgronomia - FEISpt
unesp.knowledgeAreaSistemas de produçãopt
unesp.researchAreaExtensão Ruralpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pina_tp_dr_ilha.pdf
Tamanho:
4.32 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.09 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: