Publicação: Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Teixeira, Robinson Carlos 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Mathematics is a science of great relevance in people's lives and a discipline of great importance in the context of school education, besides being a very influential instrument in student development and training. However, despite teachers' efforts, students do not always like Mathematics and have presented levels of proficiency below expectations in national or state assessments. So, searching for new methodologies and alternatives to support teachers' work, the present work aims at investigating the potentials and challenges of technology use in school education, especially concerning computers in the teaching of Mathematics. The results of the research demonstrate that despite the many discourses on the subject, nowadays there is still a lack of actual proposals of this nature and the need for teacher's training and continued studies in order to work with technology in the context of school education
Resumo (português)
A Matemática é uma ciência de grande relevância na vida das pessoas e uma disciplina de grande importância no contexto da educação escolar, sendo um instrumento bastante influente no desenvolvimento e na formação do estudante. No entanto, apesar dos esforços dos docentes, os estudantes nem sempre gostam de Matemática e têm apresentados níveis de proficiência abaixo das expectativas em avaliações de âmbito nacional ou estadual. Dessa forma, buscando novas metodologias e alternativas para dar suporte ao trabalho do professor, o presente trabalho procura investigar as potencialidades e desafios do uso de tecnologias no ensino escolar, especialmente do computador no ensino da Matemática. Os resultados da pesquisa demonstram que, apesar dos muitos discursos sobre o assunto em questão, há ainda, nos dias atuais, uma carência de reais propostas dessa natureza e a necessidade de uma capacitação e da formação continuada dos professores para trabalhar com a tecnologia no contexto da educação escolar
Descrição
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Professores - Formação, Tecnologia educacional, Estudantes - Avaliação, Mathematics Study and teaching
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Priscila Moreira Ribeiro da. Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2017.