Repository logo
 

Publication:
Gás natural no panorama brasileiro e um estudo de caso no setor automotivo

dc.contributor.advisorSampaio, Daniel Julien da Silva Barros [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Camila de Jesus [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-07T17:11:07Z
dc.date.available2016-06-07T17:11:07Z
dc.date.issued2015-12-16
dc.description.abstractThe intended purpose of this paper is to present the main aspects of natural gas applied to the public transportation as well as the environmental, economical and technical impacts in this sector. Also it is given specific information to be considered when comparing natural gas to other fuels, specially the diesel. At this point is presented the types of internal combustion engines (Otto and Diesel cycle) and which type is used in each vehicle. Moreover, it is presented the main standards pollutant emission (Euro, US and Proconve) with a brief explanation of the tests made in order to approve the engines. This paper is focused on heavy duty vehicles. Also in this paper is exposed the economic impact due to the natural gas use in the public transportation fleet. In addition is presented a real case (of Berlin) and an estimative to a Brazilian city, presenting the potential of natural gas as vehicular fuel in Brazil, as well as financial and environmental aspects of the substitutionen
dc.description.abstractNeste trabalho são abordados os principais aspectos do gás natural aplicados ao transporte público e os impactos ambientais, econômicos e técnicos neste setor. São detalhados também aspectos importantes que devem ser considerados ao se comparar o gás natural com outros combustíveis, principalmente o diesel. Dessa forma são explicitados os tipos de motores de combustão existentes (ciclo Otto e Diesel) e o tipo de combustão mais utilizada em cada tipo de veículo. Além disso, apresentam-se as principais normas para o controle das emissões (Euro, US e Proconve) trazendo uma breve explicação dos testes utilizados para sua implementação com a homologação de motores, sendo enfatizado neste trabalho os veículos pesados. É mostrado também o impacto econômico decorrente da utilização de gás natural nas frotas de ônibus urbanos, apresentando um caso real (de Berlim) e uma estimativa baseada neste para a realidade de uma cidade brasileira, apresentando a potencialidade do gás natural para o uso veicular no Brasil, tanto em termos financeiros quanto em decorrência da menor emissão de poluentespt
dc.format.extent88 f.
dc.identifier.aleph000864844
dc.identifier.citationALMEIDA, Camila de Jesus. Gás natural no panorama brasileiro e um estudo de caso no setor automotivo. 2015. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-23/000864844.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139206
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGás naturalpt
dc.subjectMotores de combustão internapt
dc.subjectOnibuspt
dc.subjectTransportes coletivospt
dc.subjectNatural gaspt
dc.titleGás natural no panorama brasileiro e um estudo de caso no setor automotivopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateEngenharia Elétrica - FEGpt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
000864844.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format