Publicação:
Prática docente e ensino superior à distância identidade e precarização do trabalho

dc.contributor.authorRezende, Érika Kroll [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Joyce Mary Adam de P. e [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:18Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:18Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO ensino superior privado tem registrado uma vasta expansão no sistema de educação à distância, forjado pelo avanço incontido das novas tecnologias de comunicação e pelas exigências do mundo globalizado. Paralelo a essa expansão, as práticas docentes vão se reorganizando de acordo com o novo modelo educacional, e novas exigências surgem, caracterizando condições de trabalho incertas. Esta pesquisa pretende analisar quais as implicações da implantação do sistema de educação à distância para o trabalho docente e, consequentemente, para a definição de sua identidade, buscando a visão que os mesmos possuem ante as novas práticas e estabelecendo relações entre suas vivências e os contextos globais. Será objeto de estudo o sistema interativo de uma Universidade no interior do estado de São Paulo, através de seu Centro de Educação a Distância, no pólo da cidade de Cordeirópolis/SP que, mantido pela Prefeitura da cidade, oferece cursos de ensino superior semipresencial gratuitos, através do Projeto Girassol, sistema de telecursos via satélite. Desta forma, objetiva-se com essa pesquisa: (a) estabelecer qual o perfil do docente no ensino superior privado à distância, analisando aspectos da construção de sua identidade pelos mesmos à luz das determinantes de seu trabalho; (b) identificar como o docente dialoga com as tecnologias implantadas pelo sistema de educação à distância; (c) analisar quais aspectos de precarização atingem o trabalho do docente na educação à distância. A metodologia utilizada para a pesquisa apoiar-se-á em fundamentos qualitativos, onde casos específicos serão estudados através de coletas de dados (fonte documental, questionários semi-estruturados, análise de conteúdo).pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de biociências (IBRC), Rio Claro
dc.format.extent5648-5657
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5648-5657
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-5648-5657.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139944
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação a distânciapt
dc.subjectIdentidade de professorespt
dc.subjectPrecarização do trabalho docentept
dc.titlePrática docente e ensino superior à distância identidade e precarização do trabalhopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

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