Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino/aprendizagem de línguas em teletandem: espaços para autonomia e reflexão

dc.contributor.authorGarcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:16Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:16Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis paper focuses on teletandem telecollaborative practice aiming at maximizing the teaching and learning foreign languages and investigating the spaces created for autonomy and reflection. Teletandem is a new context for learning languages in which students are paired up and help each other to learn the language. A qualitative ethnographic study was conducted from partnerships of Brazilian and American students. Based on e-mails, informal conversations, written reports and field notes taken at the Teletandem Laboratory, the results have shown that autonomy is gradually experienced by the partners as they take responsibility for their learning. Teletandem has also proved to be a context which fosters reflective actions.en
dc.description.abstractEste artigo aborda a prática telecolaborativa em teletandem visando a maximizar o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras e investigar os espaços para o exercício da autonomia e reflexão. O teletandem é um novo contexto para a aprendizagem de línguas no qual parcerias são formadas por alunos que se ajudam a aprender a língua. Um estudo qualitativo de cunho etnográfico foi conduzido e enfocou parcerias entre alunos brasileiros e americanos. A partir de e-mails, conversas informais, relatórios escritos e notas de campo coletadas no Laboratório de Teletandem, os resultados apontaram que a autonomia é gradativamente vivenciada pelos parceiros ao assumirem a responsabilidade por sua aprendizagem. Verificou-se, também, que o teletandem é um contexto que fomenta atitudes reflexivas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
dc.format.extent481-494
dc.identifierhttp://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/v41-2_sumario.php
dc.identifier.citationEstudos Linguísticos, v. 41, n. 2, p. 481-494, 2012.
dc.identifier.issn1413-0939
dc.identifier.lattes2256126955144413
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125041
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEstudos Linguísticos
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectForeign Languagesen
dc.subjectTelecollaborationen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectReflectionen
dc.subjectLínguas estrangeiraspt
dc.subjectTelecolaboraçãopt
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectReflexãopt
dc.titleEnsino/aprendizagem de línguas em teletandem: espaços para autonomia e reflexãopt
dc.title.alternativeTeaching/learning languages in teletandem: spaces for autonomy and reflectionen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2256126955144413
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentLetras Modernas - FCLASpt

Arquivos