Logotipo do repositório
 

Publicação:
Projeto de um freio utilizando a reação da carcaça para um motor elétrico de indução

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Zangrandi Filho, João

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Mecânica - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This work presents the design of a device to define the effective mechanical power of a monophasic induction electric motor by the use of a dynamometric brake. Initially, it is presented a theoretical review of all the components that are used in the mechanical design, such as motors, alternators, dynamometric brakes and carcass reaction. The stages of the development of the mechanical device, from 3D modeling to the final assembly of the device, are described in detail. As result of the proposed objective, the test of the motor provides the value of the force acting on the motor carcass, in three different situations, where three different electric charges were coupled to the alternator, thus proving the existence of the effect of the carcass reaction. From the results, it is possible to determine the required mechanical power of the motor for each charge coupled

Resumo (português)

Este trabalho apresenta o projeto de um dispositivo para determinação da potência mecânica efetiva de um motor elétrico de indução monofásico pela utilização de um freio dinamométrico. Inicialmente, é apresentada uma revisão teórica sobre os componentes que são utilizados no projeto mecânico, tais como, máquinas motoras e geradoras, freios dinamométricos e reação de carcaça. São descritas, detalhadamente, as etapas do desenvolvimento do conjunto mecânico, desde a modelagem 3D até a montagem final do conjunto. Como resultado do objetivo proposto, o ensaio do motor fornece o valor da intensidade da força que age na carcaça do motor em três situações distintas, onde três diferentes cargas elétricas foram acopladas ao gerador, provando, portanto, a existência do efeito da reação de carcaça. A partir dos resultados, é possível determinar a potência mecânica requerida do motor

Descrição

Palavras-chave

Motores elétricos de indução, Dinamometro, Projetos de engenharia, Motores eletricos, Electric motors

Idioma

Português

Como citar

ALVES, Ellen da Silva. Projeto de um freio utilizando a reação da carcaça para um motor elétrico de indução. 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engeharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação