Caracterização da citoarquitetura do diencéfalo e mapeamento de neurônios ocitocinérgicos e vasopressinérgicos no papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Horta-Júnior, José de Anchieta de Castro e 

Coorientador
Nishida, Silvia Mitiko 

Pós-graduação
Biologia Geral e Aplicada - IBB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
No Brasil, a espécie Amazona aestiva representa 80% das capturas ilegais e sua população diminuiu cerca de 20% a 29% nos últimos 10 anos. Além disso, a falta de conhecimento sobre papagaios contribui para a negligência da saúde desses animais pelos seus donos, culminando no abandono. O papagaio-verdadeiro (A. aestiva) tem necessidades sociais, como a formação de pares, pois é uma espécie monogâmica genética. A ansiedade de separação leva a um comportamento estereotipado, comportamento semelhante à depressão e até mesmo à morte. Alguns tratamentos incluem a administração de inibidores de dopamina, como o haloperidol. Entretanto, as descrições do cérebro, inclusive a distribuição de neuropeptídeos associados à rede neural social, são escassas. Descrevemos a região do diencéfalo e mapeamos a expressão da vasopressina (VP) e da ocitocina (OT), relacionadas à valência social, em 9 papagaios-verdadeiros. Os cortes histológicos foram analisados usando uma série de técnicas para estudo citoarquitetônico (método de Nissl, método de Klüver-Barrera, histoquímica para AChE e NADPH-diaforase, imunohistoquímica para TH). Outras secções histológicas do encéfalo do papagaio-verdadeiro foram processadas por imunohistoquímica para OT (1:1000) e VP (1:5000) seguindo um protocolo free floating. O diencéfalo foi descrito de acordo com os núcleos na direção rostrocaudal, além de ser subdividido em hipotálamo anterior, hipotálamo tuberal e hipotálamo mamilar. Quatro órgãos circunventriculares foram descritos como referências citoarquitetônicas. A imunorreatividade para VP e OT foi localizada em áreas hipotalâmicas, áreas talâmicas e abaixo da comissura anterior. Curiosamente, não houve imunorreatividade para OT e VP no BSTm, o que pode se relacionar com a regressão gonadal da espécie quando está em cativeiro. Há mais células vasopressinérgicas do que ocitocinérgicas no sistema nervoso de A. aestiva e a quantidade de células dos hormônios de valência social é maior em papagaios que formam pares sociais do que em papagaios que permanecem isolados nos ambientes sob cuidados humanos. Essas informações melhoram a compreensão da cognição dos papagaios-verdadeiros e auxiliam em exames anatômicos e diagnósticos neurológicos.
Descrição
Palavras-chave
Formação de pares, Inteligência social, Papagaios, Neuroanatomia, Nonapeptídeos
Idioma
Português
Citação
GUERMANDI, Isabela Inforzato. Caracterização da citoarquitetura do diencéfalo e mapeamento de neurônios ocitocinérgicos e vasopressinérgicos no papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva). 2025. Tese (doutorado em Biologia Geral e Aplicada) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2025.


