Nanopartículas lipídicas para encapsulação e carreamento de produtos naturais: métodos de preparo, comparação e otimização
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Tipo
Dado de pesquisa
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Descrição
Este conjunto de dados foi gerado durante o desenvolvimento do projeto de pós-doutorado intitulado "Encapsulamento de 4-metilesculetina em sistemas lipídicos nanoparticulados para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais", financiado pela FAPESP. O projeto investigou o desenvolvimento e a caracterização de sistemas lipídicos nanoestruturados para encapsulação da 4-metilesculetina (4-ME), uma cumarina com potencial atividade anti-inflamatória, visando aumentar sua estabilidade, biodisponibilidade e eficiência terapêutica.
O conjunto inclui dados provenientes da preparação e caracterização físico-química de nanopartículas lipídicas, incluindo nanopartículas lipídicas sólidas (SLN), carreadores lipídicos nanoestruturados (NLC) e lipossomas. Estão disponíveis resultados de tamanho de partícula, índice de polidispersidade (PDI), potencial zeta, eficiência de encapsulação, espectros ópticos, estudos de estabilidade, ensaios de liberação in vitro e experimentos de biocompatibilidade celular. Também são incluídos dados obtidos por técnicas espectroscópicas e de microscopia, quando aplicável, bem como arquivos utilizados para análises estatísticas e modelagem matemática da cinética de liberação.
Esses dados podem ser reutilizados em estudos relacionados ao desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos, nanotecnologia farmacêutica, caracterização de nanopartículas lipídicas e avaliação de compostos bioativos para aplicações em doenças inflamatórias intestinais.
Palavras-chave
Idioma
Português
Citação
RUIZ, Gilia Cristine Marques. Nanopartículas lipídicas para encapsulação e carreamento de produtos naturais: métodos de preparo, comparação e otimização. Repositório Institucional Unesp, 2026. Dados de pesquisa.



