Considerações acerca da avaliação no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19
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Data
Autores
Orientador
Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa tem como objetivo e identificar as atividades avaliativas nos cursos de Licenciatura da FEG, durante o ensino remoto. No final de 2019 e começo de 2020, o mundo se fechou devido ao surgimento de um novo vírus, Coronavírus, sendo que as pessoas foram orientadas a se isolarem, mantendo um isolamento social. Para minimizar os efeitos na Educação, as aulas passaram a ser remotas, obrigando a um distanciamento de professores e alunos, alterando a relação entre eles. A avaliação é essencial à prática educativa e indissociável desta, entretanto, o consenso acaba quando se deve definir o que é avaliação, suas abordagens e níveis de exigência. Nesta pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa com o uso de entrevista como método de coleta de dados, realizando três “conversas” com professores da FEG. Nos baseamos na seguinte interrogação: com a pandemia do Covid-19, as estratégias de avaliação do professor de Licenciatura da FEG modificaram? A partir da análise das transcrições das entrevistas foram realizadas reduções para obter uma visão geral de como foi a avaliação durante o período de pandemia na visão desses professores. A pandemia ofereceu uma oportunidade para que os professores repensassem o modo de organizar essa prova, modificar suas questões, reavaliar sua duração, seu modo de ‘cobrar’ do aluno, seu envio ou sua realização, a quantidade de questões. Mas, a partir das concepções de avaliação estudadas essas “modificações” ficaram apenas nesses pontos. A ideia de avaliação como uma prova, não como um processo, ainda reina. A avaliação remota é algo novo nesta nova relação de ensino-aprendizagem. Há inúmeros campos a serem pesquisados e discutidos na avaliação remota, como quais tecnologias poderiam ser aplicadas para auxiliar o processo avaliativo; quais aspectos seriam considerados na avaliação em uma aula remota; a atividade avaliativa seria resumida à prova, ou poderiam ser utilizados outras recursos ou possibilidades.
Resumo (inglês)
This research aims to identify the evaluative activities in FEG Licentiate courses, during
remote teaching. At the end of 2019 and beginning of 2020, the world closed due to the
emergence of a new virus, Coronavirus, and people were instructed to isolate themselves,
maintaining social isolation. To minimize the effects on Education, classes became remote,
forcing a distance between teachers and students, changing the relationship between them.
Assessment is essential to educational practice and inseparable from it, however, the
consensus ends when it is necessary to define what assessment is, its approaches and levels of
demand. In this research we used a qualitative approach with the use of interviews as a data
collection method, carrying out three “conversations” with FEG professors. We base
ourselves on the following question: with the Covid-19 pandemic, have the evaluation
strategies of the FEG Licentiate professor changed? From the analysis of the transcripts of the
interviews, reductions were made to obtain an overview of how the evaluation was during the
pandemic period in the view of these teachers. The pandemic offered an opportunity for
teachers to rethink the way to organize this test, modify its questions, reassess its duration, its
way of 'charging' the student, its submission or completion, the number of questions. But,
based on the evaluation conceptions studied, these “modifications” remained only at these
points. The idea of assessment as a test, not a process, still reigns. Remote assessment is
something new in this new teaching-learning relationship. There are numerous fields to be
researched and discussed in remote assessment, such as which technologies could be applied
to assist the assessment process; which aspects would be considered in the assessment in a
remote class; the assessment activity would be summarized to the test, or other resources or
possibilities could be used
Descrição
Palavras-chave
Avaliação, Ensino Remoto, Pandemia, Educação Matemática, Evaluation, Remote Teaching, Pandemic, Mathematics Education, Ensino a distância, Avaliação educacional, Estratégias de aprendizagem
Idioma
Português