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Considerações acerca da avaliação no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19

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Orientador

Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Matemática - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa tem como objetivo e identificar as atividades avaliativas nos cursos de Licenciatura da FEG, durante o ensino remoto. No final de 2019 e começo de 2020, o mundo se fechou devido ao surgimento de um novo vírus, Coronavírus, sendo que as pessoas foram orientadas a se isolarem, mantendo um isolamento social. Para minimizar os efeitos na Educação, as aulas passaram a ser remotas, obrigando a um distanciamento de professores e alunos, alterando a relação entre eles. A avaliação é essencial à prática educativa e indissociável desta, entretanto, o consenso acaba quando se deve definir o que é avaliação, suas abordagens e níveis de exigência. Nesta pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa com o uso de entrevista como método de coleta de dados, realizando três “conversas” com professores da FEG. Nos baseamos na seguinte interrogação: com a pandemia do Covid-19, as estratégias de avaliação do professor de Licenciatura da FEG modificaram? A partir da análise das transcrições das entrevistas foram realizadas reduções para obter uma visão geral de como foi a avaliação durante o período de pandemia na visão desses professores. A pandemia ofereceu uma oportunidade para que os professores repensassem o modo de organizar essa prova, modificar suas questões, reavaliar sua duração, seu modo de ‘cobrar’ do aluno, seu envio ou sua realização, a quantidade de questões. Mas, a partir das concepções de avaliação estudadas essas “modificações” ficaram apenas nesses pontos. A ideia de avaliação como uma prova, não como um processo, ainda reina. A avaliação remota é algo novo nesta nova relação de ensino-aprendizagem. Há inúmeros campos a serem pesquisados e discutidos na avaliação remota, como quais tecnologias poderiam ser aplicadas para auxiliar o processo avaliativo; quais aspectos seriam considerados na avaliação em uma aula remota; a atividade avaliativa seria resumida à prova, ou poderiam ser utilizados outras recursos ou possibilidades.

Resumo (inglês)

This research aims to identify the evaluative activities in FEG Licentiate courses, during remote teaching. At the end of 2019 and beginning of 2020, the world closed due to the emergence of a new virus, Coronavirus, and people were instructed to isolate themselves, maintaining social isolation. To minimize the effects on Education, classes became remote, forcing a distance between teachers and students, changing the relationship between them. Assessment is essential to educational practice and inseparable from it, however, the consensus ends when it is necessary to define what assessment is, its approaches and levels of demand. In this research we used a qualitative approach with the use of interviews as a data collection method, carrying out three “conversations” with FEG professors. We base ourselves on the following question: with the Covid-19 pandemic, have the evaluation strategies of the FEG Licentiate professor changed? From the analysis of the transcripts of the interviews, reductions were made to obtain an overview of how the evaluation was during the pandemic period in the view of these teachers. The pandemic offered an opportunity for teachers to rethink the way to organize this test, modify its questions, reassess its duration, its way of 'charging' the student, its submission or completion, the number of questions. But, based on the evaluation conceptions studied, these “modifications” remained only at these points. The idea of assessment as a test, not a process, still reigns. Remote assessment is something new in this new teaching-learning relationship. There are numerous fields to be researched and discussed in remote assessment, such as which technologies could be applied to assist the assessment process; which aspects would be considered in the assessment in a remote class; the assessment activity would be summarized to the test, or other resources or possibilities could be used

Descrição

Palavras-chave

Avaliação, Ensino Remoto, Pandemia, Educação Matemática, Evaluation, Remote Teaching, Pandemic, Mathematics Education, Ensino a distância, Avaliação educacional, Estratégias de aprendizagem

Idioma

Português

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