Método de alocação para a avaliação do ciclo de vida de coprodutos de celulose
Carregando...
Data
Autores
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é a principal técnica para avaliar os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida de um produto. Dentre da aplicação da ACV existe a possibilidade de aplicar-se a Alocação. Este procedimento torna a aplicação da ACV mais complexa, mas em alguns casos, como por exemplo na produção de multiprodutos e coprodutos, como é o caso da celulose, a Alocação se torna necessária. Há escassez de trabalhos na literatura científica sobre este procedimento na indústria de celulose. Por isso, este trabalho tem como objetivo criar um método de alocação de impactos ambientais para multiprodutos de celulose. Para tal finalidade adotar-se-á o sistema de produto que contém a produção da madeira, a extração da celulose e a fabricação do papel de dois produtos da empresa X.
Resumo (inglês)
Life Cycle Assessment (LCA) is the main technique for evaluating environmental impacts throughout a product's life cycle. Within the application of LCA, there is the possibility of applying allocation. This procedure makes the application of LCA more complex, but in some cases, such as in the production of multiple products and co-products, as is the case with cellulose, allocation becomes necessary. There is a scarcity of work in the scientific literature on this procedure in the cellulose industry. Therefore, this work aims to create a method for allocating environmental impacts for multiple cellulose products. For this purpose, the product system that includes wood production, cellulose extraction, and paper manufacturing from two products of company X will be adopted.
Descrição
Idioma
Português
Citação
GONÇALVES, Lidiane Patrícia. Método de alocação para a avaliação do ciclo de vida de coprodutos de celulose. 2025. Relatório (Pós-doutorado) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São João da Boa Vista, 2025.


