Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Tecnologias de plasmas aplicadas a processos de síntese e tratamento de têxteis por incorporação de nanoestruturas potencializadoras das funcionalidades antimicrobiana e de repelência a insetos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Koga-Ito, Cristiane Yumi

Coorientador

Petraconi Filho, Gilberto

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

As doenças infecciosas são um relevante problema de saúde pública tanto no Brasil quanto no exterior. Os têxteis utilizados nos serviços de saúde representam importante papel na contaminação e transmissão microbiana, assim tecidos com atividade antimicrobiana têm sido desenvolvidos. Por outro lado, doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, têm gerado grande preocupação em todo o mundo devido ao elevado número de casos registrados. Nesse sentido, o uso de tecnologias de proteção pessoal assume um papel importante na contenção dessa transmissão, e a funcionalização de têxteis com repelentes a insetos e parasitas, visando diversas aplicações, mostra-se como uma alternativa promissora na redução da disseminação dessas doenças. Neste contexto, este projeto teve como objetivo investigar sobre o emprego de tecnologias de plasma não térmico operando em pressão atmosférica para os processos de ativação e de síntese de recobrimentos funcionais sobre tecidos de poliamida 6.6, visando especificamente às funcionalidades antimicrobiana e de repelência a insetos/parasitas. Uma solução de 20% de permetrina, diluída em etanol e isoparafina, foi misturada com um volume igual de uma solução de ácido silícico, precursora de filmes nanoestruturados de sílica (SiO2). Esses filmes visam retardar o processo de envelhecimento da funcionalidade de repelência a insetos. Os tecidos utilizados foram desenvolvidos pela Rhodia-Solvay Group e contêm agentes antimicrobianos. Os recobrimentos contendo permetrina foram produzidos utilizando-se a técnica de deposição por plasma de descarga híbrida corona-barreira dielétrica, em equipamento desenvolvido no Laboratório de Plasmas e Processos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (LPP/ITA). Em termos das investigações teóricas, foi realizada uma simulação da descarga operando em ar, com o objetivo de avaliar os parâmetros de plasma, como densidade e temperatura de elétrons. O tratamento das amostras iniciou-se pelo processo de ativação em plasma de ar e, em seguida, as substâncias precursoras dos recobrimentos foram nebulizadas na região de descarga. Após a ativação dos têxteis, observaram-se alterações na molhabilidade, verificando-se que os tecidos, inicialmente hidrofóbicos, tornaram-se hidrofílicos. Por meio de espectroscopia dispersiva de energia (EDS), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), foi comprovada a síntese dos recobrimentos funcionais sobre os tecidos. Além disso, os têxteis tratados foram avaliados em termos da atividade antimicrobiana contra as bactérias Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae. Os resultados demonstraram reduções relevantes das contagens bacterianas, com destaque para Staphylococcus aureus, que apresentou reduções superiores a 99%. Ensaios de citotoxicidade realizados com células NOK e 3T3 indicaram que as amostras tratadas apresentaram efeitos citotóxicos.

Descrição

Palavras-chave

Tecidos, Textiles, Textiles, Textiles, Textiles, Textiles

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação