Publicação:
Estudo de comparação de modelos de elementos finitos de uma ponte rolante

dc.contributor.advisorMartins, Marcelo Sampaio [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Amanda Silvério [UNESP]
dc.contributor.coadvisorMendonça, Willy Roger de Paula
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-30T18:25:23Z
dc.date.available2025-01-30T18:25:23Z
dc.date.issued2022-03-02
dc.description.abstractCom o intuito de visualizar diferente representações de modelos elementos finitos de uma ponte rolante calculada analiticamente com uso das normas NBR 8400 e NBR 8800, estudou-se três diferentes propostas de modelos virtuais. Primeiramente, foi apresentada uma revisão teórica do histórico de pontes rolantes, suas aplicações, seus componentes e os principais itens abordados nas normas aplicáveis. Foram elaborados três modelos virtuais de elementos finitos: em elementos de viga, em casca com carga distribuída e em casca com carga concentrada. Para a geração da malha dos modelos em casca, gerou-se um modelo em 3D da ponte rolante estudada. Analisando os resultados de tensão normal de flexão e deflexão máxima, comparouse os diferentes modelos e suas particularidades. O modelo em vigas se apresentou o mais próximo do modelo analítico e os modelos em cascas, por serem mais representativos do modelo físico, apresentaram maiores divergências dos resultados analíticos. Os resultados foram interpretados, possibilitando o entendimento de especificidades de cada modelo.pt
dc.description.abstractIn order to visualize different presentations of finite elements models of an overhead crane analytically calculated using the NBR 8400 and NBR 8800 standards, three different proposals for virtual models were studied. First, a theoretical review of the history of overhead cranes, their applications, their components and the main items covered in the applicable standards was presented. Three virtual finite element models were built: in beam elements, in shell with distributed load and in shell with concentrated load. To generate the mesh of the shell models, a 3D model of the crane studied was generated. Analyzing the results of normal bending stress and maximum deflection, the different models and their particularities were compared. The beam model was the closest to the analytical model and the shell models, as they are more representative of the physical model, presented greater divergences from the analytical results. The results were interpreted, making it possible to understand the specifics of each model.en
dc.identifier.citationPEREIRA, Amanda Silvério. Estudo de comparação de modelos de elementos finitos de uma ponte rolante. Orientadores: Marcelo Sampaio Martins; Willy Roger de Paula Mendonça. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade de Engenharia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/260080
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectElementos Finitospt
dc.subjectPonte Rolantept
dc.subjectSimulaçãopt
dc.subjectTensãopt
dc.subjectDeflexãopt
dc.subjectPontespt
dc.subjectAnálise de elementos finitospt
dc.subjectMétodo de simulaçãopt
dc.titleEstudo de comparação de modelos de elementos finitos de uma ponte rolantept
dc.title.alternativeComparison study of finite element models of an overhead craneen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia e Ciências, Guaratinguetápt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateGuaratinguetá - FEG - Engenharia Mecânicapt

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