Publicação:
Gênero textual como ação social numa sala de PEJA

dc.contributor.authorSilva, Grasiela Cristina Corrêa da [UNESP]
dc.contributor.authorLeite, Lívia Brito dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Karina de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:08Z
dc.date.available2016-09-01T13:58:08Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractO Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA/UNESP Campus de Assis), é um projeto de extensão universitária, que articula pesquisa e ensino. Possibilita aos seus educadores, alunos dos cursos de licenciatura da UNESP, uma prática pedagógica que se assenta na metodologia em processo de ação-reflexão-ação. Considerando os motivos que impulsionam os jovens e adultos a procurarem uma sala de alfabetização e embasados na metodologia de pesquisa-ação estamos realizando, com um grupo de educandos de idade entre 18 e 70 anos, o projeto intitulado: Gênero Textual como ação social numa sala de EJA . Proporcionar aos alunos práticas reais e significativas de leitura e escrita nas quais eles possam assumir os papéis de sujeitos-leitores e sujeitos-produtores de textos. Orientar essas práticas a partir das necessidades apresentadas pelos educandos com o intuito de responderem adequadamente às demandas de leitura e escrita suscitadas pela sociedade. Mais especificamente no que concerne à prática de produção escrita esta é realizada a partir de modelos textuais já conhecidos pelos alunos (cartão, carta, bilhete, cartaz, etc) seja em relação ao formato, seja em relação à função que estes assumem no dia a dia. Desta forma, a produção se faz não como uma reprodução desses modelos, mas sim como uma ressignificação dos mesmos já que possuem fins específicos de comunicação. Os resultados são evidentes ao considerarmos que, através deste trabalho, estamos suprindo as dificuldades quanto aos atos de ler e escrever presentes no cotidiano dos educandos, melhorando consideravelmente a auto-estima dos mesmos que passam a assumir o papel de sujeitos ativos e autônomos no meio em que vivem.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Assis
dc.format.extent091
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 091
dc.identifier.file2005-091-silva.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143577
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleGênero textual como ação social numa sala de PEJApt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2005-091-silva.pdf
Tamanho:
45.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format