Logo do repositório

Uma proposta de intervenção com crianças com autismo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Oferecendo um ambiente lúdico que este trabalho busca favorecer o desenvolvimento da capacidade emocional das crianças autistas. Através de uma ótica psicanalítica, a brinquedoteca busca providenciar atividades interativas, criando um ambiente que possibilite a capacidade simbólica da criança ser favorecida, auxiliando seu amadurecimento emocional. O brincar oferecido à criança dentro deste quadro se torna então uma outra opção de expressão e elaboração de conteúdos subjetivos, assim podendo assim ter caráter terapêutico. Atualmente 12 crianças são beneficiadas pelo projeto, atendidas semanalmente por uma dupla de estagiários no decorrer do ano letivo de 2013, utilizando uma sala propícia às atividades sugeridas, contendo grande variedade de brinquedos, réplicas de instrumentos musicais, bonecas, carrinhos, maquetes de casa, blocos de montar, fantoches, entre outros. Dentro deste ambiente a criança se sente livre para escolher seus brinquedos preferidos, podendo o estagiário sugerir brincadeiras derivantes das iniciadas pelas crianças, abrindo um leque de maiores possibilidades do brincar com o intuito de instigar o desenvolvimento cognitivo e ampliar as formas singulares de expressão. Com o estagiário, a criança poderá ter a oportunidade de desenvolver melhor seus processos simbólicos, encontrando no lúdico a expressividade necessária para ampliar sua capacidade de comunicação e interação social, podendo decorrer deste trabalho uma função terapêutica. O projeto pode ser uma valiosa oportunidade para o aluno de psicologia pela vivência com crianças dentro do espectro do autismo, assim aprendendo melhor sobre aspectos do desenvolvimento infantil, as características cognitivas e emocionais dessas crianças, além de auxiliar o desenvolvimento de crianças que apresentem sintomas dentro do espectro autista, e dar a devida orientação aos pais das crianças envolvidas, informando-os sobre o autismo.

Descrição

Palavras-chave

Autismo, Brinquedoteca, Lúdico

Idioma

Português

Citação

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09650

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Letras
FCLAS
Campus: Assis


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação