Uma proposta de intervenção com crianças com autismo
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Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Oferecendo um ambiente lúdico que este trabalho busca favorecer o desenvolvimento da capacidade emocional das crianças autistas. Através de uma ótica psicanalítica, a brinquedoteca busca providenciar atividades interativas, criando um ambiente que possibilite a capacidade simbólica da criança ser favorecida, auxiliando seu amadurecimento emocional. O brincar oferecido à criança dentro deste quadro se torna então uma outra opção de expressão e elaboração de conteúdos subjetivos, assim podendo assim ter caráter terapêutico. Atualmente 12 crianças são beneficiadas pelo projeto, atendidas semanalmente por uma dupla de estagiários no decorrer do ano letivo de 2013, utilizando uma sala propícia às atividades sugeridas, contendo grande variedade de brinquedos, réplicas de instrumentos musicais, bonecas, carrinhos, maquetes de casa, blocos de montar, fantoches, entre outros. Dentro deste ambiente a criança se sente livre para escolher seus brinquedos preferidos, podendo o estagiário sugerir brincadeiras derivantes das iniciadas pelas crianças, abrindo um leque de maiores possibilidades do brincar com o intuito de instigar o desenvolvimento cognitivo e ampliar as formas singulares de expressão. Com o estagiário, a criança poderá ter a oportunidade de desenvolver melhor seus processos simbólicos, encontrando no lúdico a expressividade necessária para ampliar sua capacidade de comunicação e interação social, podendo decorrer deste trabalho uma função terapêutica. O projeto pode ser uma valiosa oportunidade para o aluno de psicologia pela vivência com crianças dentro do espectro do autismo, assim aprendendo melhor sobre aspectos do desenvolvimento infantil, as características cognitivas e emocionais dessas crianças, além de auxiliar o desenvolvimento de crianças que apresentem sintomas dentro do espectro autista, e dar a devida orientação aos pais das crianças envolvidas, informando-os sobre o autismo.
Descrição
Palavras-chave
Autismo, Brinquedoteca, Lúdico
Idioma
Português
Citação
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09650


