Publicação:
Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R

dc.contributor.authorSilva, Paulo Adilson da [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Flávia Heloísa dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:38Z
dc.date.available2014-05-20T15:13:38Z
dc.date.issued2011-06-01
dc.description.abstractO presente estudo investigou aspectos da representação numérica (processamento numérico e cálculo) e memória operacional de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram 30 crianças de idade entre 9 e 10 anos, ambos os gêneros, divididas em dois grupos: sem dificuldade em aritmética (SDA; N=11) e com dificuldade em aritmética (CDA; N=19), avaliadas pela ZAREKI-R, Matrizes Coloridas de Raven, o Blocos de Corsi e o BCPR. Crianças CDA exibiram escores levemente mais baixos que as SDA quanto ao nível intelectual e nos Blocos de Corsi. Na ZAREKI-R apresentaram prejuízo nos subtestes ditado de números, cálculo mental, problemas aritméticos e total. Crianças CDA apresentaram déficits específicos em memória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento numérico e cálculo, compatível com discalculia do desenvolvimento.pt
dc.description.abstractThis study investigated which aspects of number processing and calculation and working memory are related to arithmetic deficits. The participants were children aged from 9 to 10 years, both gender, divided in two groups based on their calculation score: a group without arithmetic disability (SDA; N=11) and with arithmetic disability (CDA; N=19); assessed by the instruments: ZAREKI-R, Raven's Coloured Progressive Matrices, Block Span, Digit Span, and CPR (pseudowords repetition). CDA children exhibited slightly lower scores than SDA on intellectual level and Block Span, and deficits in dictation of numbers, mental calculation, and problem solving tasks of the ZAREKI-R. The results indicate that CDA children have specific deficits in visuospatial working memory and performed poorly in number representation tasks, which fulfill criteria for Developmental Dyscalculia.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent169-177
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 27, n. 2, p. 169-177, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722011000200003
dc.identifier.fileS0102-37722011000200003.pdf
dc.identifier.issn0102-3772
dc.identifier.scieloS0102-37722011000200003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28864
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa
dc.relation.ispartofsjr0,128
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectDiscalculia do Desenvolvimentopt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectMemória Operacionalpt
dc.subjectNeuropsicologiapt
dc.subjectTranstornos de Aprendizagempt
dc.subjectDevelopmental Dyscalculiaen
dc.subjectMathematicen
dc.subjectWorking memoryen
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.subjectlearning disabilitiesen
dc.titleDiscalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-Rpt
dc.title.alternativeDevelopmental dyscalculia: assessment of number representation by the ZAREKI-Ren
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Experimental e do Trabalho - FCLASpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-37722011000200003.pdf
Tamanho:
347.91 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: