Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação Moral e Educação para a Cidadania

dc.contributor.authorOliveira, Áurea Maria de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:38Z
dc.date.available2014-06-24T19:53:38Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractA Educação Moral e a Educação para a Cidadania implicam na reflexão sobre qual é a sociedade que queremos. É somente a partir dessa definição que se torna possível discutir a contribuição da instituição escolar no processo de transformação social e, por conseguinte a organização de um ambiente pedagógico visando a formação do cidadão enquanto EU inserido num contexto universal propiciando as condições necessárias ao desenvolvimento de pessoas solidárias, fraternas, com capacidade de discutir, questionar, cooperar e transformar o meio em que vive. Ao estabelecer uma relação entre Educação Moral e Educação para a Cidadania estou priorizando, na ação pedagógica, o trabalho com a construção do conceito de cooperação, igualdade e justiça, conceitos estes que permitirão a compreensão e a construção, pelo sujeito, dos princípios éticos subjacentes aos direitos humanos e ao conceito de democracia enquanto pilares da organização de uma sociedade livre, igualitária e justa.pt
dc.description.abstracthe Moral Education and the Education for the Citizenship imply in the reflection on which are the society that we want. It is only from this definition that it becomes possible to argue the school institution contribution in the process of social transformation and, therefore the organization of a pedagogical environment aiming at the formation of the citizen as individual inserted in a universal context propitiating the necessary conditions to the development of solidary people, fraternity, with capacity to argue, to question, to cooperate and to transform the way where it lives. When establishing a relation between Moral Education and Education for the Citizenship I am prioritizing, in the pedagogical action, the work with the construction of the cooperation concept, equality and justice, concepts that will allow the understanding and the construction, for the citizen, of the human rights underlying ethical principles and the democracy concept while pillars of a free society organization, with equality and justice.en
dc.description.affiliationUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/700
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 15, n. 27, 2006, p. 139.
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2006-15-27-139-152.pdf
dc.identifier.issn1981-8106
dc.identifier.lattes1241282762476947
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106842
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceEducação: Teoria e Prática
dc.subjectcidadaniapt
dc.subjectmoralpt
dc.subjectéticapt
dc.titleEducação Moral e Educação para a Cidadaniapt
dc.title.alternativeMoral Education and Education for the Citizenshipen
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1241282762476947
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1981-8106-2006-15-27-139-152.pdf
Tamanho:
46.85 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format