Logotipo do repositório
 

Publicação:
Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público

dc.contributor.authorAssis, Maryana Helena Fernandes de [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, Edson Guilherme [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Maria Luana [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:40:19Z
dc.date.available2017-01-02T15:40:19Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: O ato de escolher trata-se de um processo natural da vida. Diante disto, nos deparamos constantemente com adolescentes confusos, até mesmo sem nenhum tipo de opinião quando nos referimos à iniciação de uma carreira profissional. A orientação profissional ajuda o jovem no sentido de prover reflexão, isto é, não tem como objetivo oferecer respostas ao adolescente, mas sim auxilia-lo no processo da escolha profissional. Trata-se de uma alternativa muito importante nesta fase da vida, pois na maioria dos casos estes adolescentes não apresentam o hábito de refletir sobre o futuro, isso porque suas emoções estão extremamente afloradas, assim como suas expectativas e idealizações em relação às profissões. Objetivos: Verificar o impacto de palestras motivacionais e referenciais aplicadas a alunos do ensino médio público em sua escolha profissional. Métodos: O público alvo foram 388 alunos de uma escola de ensino médio público de Ilha Solteira/SP. Numa primeira etapa, ciclos anuais de palestras motivacionais foram realizados no período de 2008 a 2012. Os temas escolhidos abrangem as três grandes áreas do conhecimento, onde foram abordadas as principais características dos cursos de maior interesse por parte dos alunos. Os ciclos de palestras motivacionais foram realizados por profissionais com histórico de vida similar ao dos alunos e, além de discorrer sobre uma profissão específica; cada um deles, ao final da palestra, fez um depoimento de seu histórico de vida. Numa segunda etapa, em 2013, uma entrevista foi realizada via Facebook, para verificar a influência das palestras na escolha da carreira profissional e a importância dessa atividade para os alunos do ensino médio. Resultados: Dos alunos atendidos, 193 tinham perfil no Facebook® e foram contatados; desses, 50 alunos (26%) responderam ao contato. Dos alunos que responderam a entrevista, 20 (40%) deles frequentaram ou frequentam uma faculdade, sendo que há a predominância de instituição particular 15 (75%) em relação à instituição pública 5 (25%). Durante a entrevista, o curso de direito foi o mais citado. Em relação à importância dos ciclos de palestras para os alunos, a maioria (39 alunos - 78%) relatou que foram de grande importância para a escolha profissional, 3 (6%) opinou que não foram importantes, 3 alunos (6%) acharam indiferentes e 5 alunos (10%) não opinaram. Dos 20 alunos, que estão cursando faculdade, 13 (65%) afirmaram que as palestras ajudaram a definir o curso que fez ou está fazendo. O restante (35%) relatou que não houve influência, pois já havia escolhido o curso anteriormente. No presente estudo, notou-se que as estratégias utilizadas influenciou um número significativo de alunos no direcionamento profissional e instigou sua curiosidade na escolha da carreira.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
dc.format.extent09673
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY3Mw==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09649
dc.identifier.file2013-09673-assis.pdf
dc.identifier.lattes7478379517479811
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/147043
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectEnsino médio públicopt
dc.subjectMotivaçãopt
dc.subjectCarreira profissionalpt
dc.titleImpacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio públicopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7478379517479811
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentBiologia e Zootecnia - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-09673-assis.pdf
Tamanho:
8.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format