Repository logo
 

Publication:
Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela

dc.contributor.authorBertagna, Regiane Helena [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2013-09-30T19:55:33Z
dc.date.accessioned2014-05-20T13:57:48Z
dc.date.available2013-09-30T19:55:33Z
dc.date.available2014-05-20T13:57:48Z
dc.date.issued2010-12-01
dc.description.abstractEste artigo aborda a compreensão da avaliação no interior da implantação do Regime de Progressão Continuada no Estado de São Paulo. Ao penetrar nos intrincados caminhos da realidade escolar, por meio da pesquisa qualitativa, acompanharam-se sistematicamente durante um ano escolar 4 turmas de alunos (uma de cada ano do ciclo I, ainda do Ensino Fundamental de 8 anos), nos momentos coletivos da escola: horário de trabalho pedagógico coletivo, reuniões de pais e mestres, conselhos de classe/série, eventos; e, ainda, realizaram-se entrevistas com 7 profissionais envolvidos com as turmas (5 professores, coordenadora pedagógica e diretora escolar) e com 124 alunos. Observou-se que a avaliação informal ganha forte expressão nessa nova forma de organização escolar, revelando, também, novas formas de manutenção da seletividade e da exclusão escolar. Por meio da análise das práticas avaliativas e das contribuições dos diversos atores da escola, evidencia-se a presença da seletividade escolar, mas com configuração diferenciada: a exclusão branda e/ou a eliminação adiada.pt
dc.description.abstractThis paper approaches the understanding of assessment during the implementation of the Continued Progression System in the State of São Paulo (São Paulo [State], 1997). By means of qualitative research, the intricate aspects of our schooling reality were studied, with the systematic observation of four groups of students (each group from a different period of basic school, around eight years old) and the collective working moments at school, such as collective pedagogical work, meetings including teachers and parents, school councils, social events and interviews with 07 professionals (five teachers, the pedagogical coordinator and the school director) involved with the four groups with 124 students. It is observed that informal assessment is outstanding in this new school organization, also disclosing new ways of keeping school selectivity and exclusion. By analyzing these assessing practices and contributions from several school individuals, the existence of school selectivity becomes clear, although in a different way: discrete exclusion (Bourdieu & Champagne, 1998) and/or postponed elimination (Freitas, 1995).en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de Educação
dc.format.extent193-218
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 193-218, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-73072010000300012
dc.identifier.fileS0103-73072010000300012.pdf
dc.identifier.issn0103-7307
dc.identifier.lattes4538018150038718
dc.identifier.orcid0000-0003-4415-0978
dc.identifier.scieloS0103-73072010000300012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/20593
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofPro-Posições
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectavaliação escolarpt
dc.subjectprogressão continuadapt
dc.subjectavaliação informalpt
dc.subjectpolítica educacionalpt
dc.subjectschool assessmenten
dc.subjectcontinued progressionen
dc.subjectinformal assessmenten
dc.subjecteducation policiesen
dc.titleAvaliação e progressão continuada: o que a realidade desvelapt
dc.title.alternativeEvaluation and continued progression: what reality unveilsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4538018150038718
unesp.author.orcid0000-0003-4415-0978
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S0103-73072010000300012.pdf
Size:
160.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

License bundle

Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: