Logotipo do repositório
 

Publicação:
Desenvolvimento de uma proposta metodológica para educação em energia: um estudo de caso com estudantes de EJA

dc.contributor.advisorSena, Galeno José de [UNESP]
dc.contributor.advisorAkamatsu, Jânio itiro [UNESP]
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Paula Gonçalves da Cruz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:40Z
dc.date.available2014-06-11T19:35:40Z
dc.date.issued2010-11-24
dc.description.abstractA energia é um produto básico para a sociedade e para assegurar sua oferta é necessário desenvolver iniciativas para a promoção de seu uso racional, o que implica em aumentar o acesso à informação, buscando-se reduzir os desperdícios. Diante dessa necessidade, o presente trabalho discute a função da educação no contexto da energia e propõe uma metodologia educacional que facilite a abordagem do tema junto à comunidade escolar. Esta proposta está fundamentada na exploração de objetos de aprendizagem digitais, organizados em mapas conceituais, nos quais estão disponíveis informações e propostas de atividades que estimulam ações para o uso racional da energia. Os resultados obtidos na aplicação da proposta junto aos estudantes da modalidade “Educação de Jovens e Adultos” apontam para uma pequena redução no consumo de energia nas suas residências e demonstram que a proposta desenvolvida favorece a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos, além de abrir espaço para uma reflexão sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãos, no que diz respeito ao uso da energiapt
dc.description.abstractEnergy is a basic product for society. In order to ensure its offers, it’s necessary the development of actions to promote its rational use, which implies the increasement of information waste reduction. Due this situation, this thesis discusses the energy education’s function and its purpose is an educational methodology to provide school community with the approach of this topic. This proposal is based in exploration digital learning objects, organized in conceptual maps, in which it’s available information and activities proposals to stimulate actions to rational use of energy. The results obtained with the application of this proposal to the “Adult and Young Education” students put forward to slight reduction on of energy usage in their houses. It shows the proposal benefits the construction of new knowledge by the students, moreover it allows a consideration about their rights and duties as citizens, concerning energy usageen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent181 f. : il.
dc.identifier.aleph000635940
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ana Paula Gonçalves da Cruz. Desenvolvimento de uma proposta metodológica para educação em energia: um estudo de caso com estudantes de EJA. 2010. 181 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2010.
dc.identifier.fileteixeira_apgc_dr_guara.pdf
dc.identifier.lattes5751030321381870
dc.identifier.lattes0834856162789425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106410
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnergia - Racionalizaçãopt
dc.subjectEnergyen
dc.titleDesenvolvimento de uma proposta metodológica para educação em energia: um estudo de caso com estudantes de EJApt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5751030321381870
unesp.author.lattes0834856162789425
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaTransmissão e conversão de energiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
teixeira_apgc_dr_guara.pdf
Tamanho:
1007.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format