Logotipo do repositório
 

Publicação:
O atendimento educacional especializado e o ensino de física para pessoas surdas: uma abordagem qualitativa

dc.contributor.authorAlves, Fabio de Souza
dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:00:19Z
dc.date.available2016-03-02T13:00:19Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThe present work discusses the Physics education for deaf students, including the formation of the Physics education professional, the specialized educational service and the participation of translators and interpreters of the Sign Language in this process. We analyzed qualitatively the national policy for specialized education in the inclusive vision, legislation and national opinion related to the teaching profession in Physics. Using documentations, it was possible to identify the limitations and contradictions related to specialized educational service and the teaching and learning process in Physics.en
dc.description.abstractO presente trabalho discute o ensino de Física para alunos surdos, contextualizando a formação do professor de Física, o atendimento educacional especializado e a participação dos tradutores e intérpretes da língua de sinais. Analisamos qualitativamente a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, a legislação e os pareceres nacionais referentes à profissão docente, no âmbito do ensino de Física. A partir da análise dos documentos, foi possível identificar as limitações e contradições em relação ao atendimento educacional especializado e ao ensino-aprendizagem em Física.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.format.extent61-74
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p61
dc.identifier.citationAbakós, v. 2, n. 1, p. 61-74, 2013.
dc.identifier.doi10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p61
dc.identifier.fileISSN2316-9451-2013-02-01-61-74.pdf
dc.identifier.issn2316-9451
dc.identifier.lattes3417921730250572
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135239
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofAbakós
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectSpecialized educational serviceen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectLIBRASen
dc.subjectDeafen
dc.subjectEnsino de físicapt
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectLIBRASpt
dc.subjectSurdopt
dc.titleO atendimento educacional especializado e o ensino de física para pessoas surdas: uma abordagem qualitativapt
dc.title.alternativeSpecialized educational service and Physics education for deaf people: a qualitative analysisen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2316-9451-2013-02-01-61-74.pdf
Tamanho:
139.34 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format