Logo do repositório
 

Efeito da corrosão atmosférica marinha sobre os aços ASTM Grau 80, Grau 100 e Grau 120, utilizados na montagem de lingas de corrente.

dc.contributor.advisorCodaro, Eduardo Norberto [UNESP]
dc.contributor.advisorAcciari, Heloisa Andréa [UNESP]
dc.contributor.authorMarques, Rodrigo Pereira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-04-08T12:49:37Z
dc.date.available2019-04-08T12:49:37Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da corrosão atmosférica marinha sobre os aços ASTM Grau 80, Grau 100 e Grau 120, que são utilizados na montagem de lingas de corrente destinadas à movimentação de cargas. Os problemas atribuídos à deterioração desses materiais são comuns e frequentes, pois basicamente em todos os ramos da atividade econômica há materiais que necessitam ser transportados. E para analisar o comportamento destes aços frente à corrosão, foram realizados ensaios eletroquímicos e ensaios de imersão por perda de massa utilizando uma solução contendo NaCl a 3,56% (em massa) que simula a atmosfera marinha em ambientes laboratoriais. Os resultados dos ensaios de OCP (Potencial em Circuito Aberto) e de Polarização de Tafel revelaram que o processo de corrosão é controlado pela difusão de O2 dissolvido neste meio. Pode-se concluir que os valores de OCP e de Ecorr (potencial de corrosão) obtidos foram muito similares entre si para todas as regiões do elo analisadas (solda, corpo e deformação). A região do corpo demonstrou maior resistência à corrosão, obtendo os maiores valores médios de resistência de polarização (Grau 80: 10,14 kΩ; Grau 100: 12,61 kΩ; e Grau 120: 11,74 kΩ). As densidades de corrente de corrosão (Icorr) observadas são baixas e da mesma ordem de magnitude (abaixo de 7µA/cm2). Nos ensaios de imersão, observou-se que a perda de massa relativa das amostras, após os 10 dias de permanência na solução, foi mínima (entre 0,05 e 0,08 %/cm2), indicando não haver diferença significativa entre os aços e suas respectivas regiões. Na microscopia óptica, as imagens revelaram microestruturas bastante similares entre as amostras, indicando a presença das fases bainíticas e martensíticas, e aparentemente fases residuais de ferrita e austenita retida.pt
dc.description.abstractThe present work has the objective of evaluating the effect of marine atmospheric corrosion on ASTM Grade 80, Grade 100 and Grade 120 steels, which are used in the assembly of chain slings intended for cargo handling. The problems attributed to the deterioration of these materials are common and frequent, because basically in all branches of economic activity there are materials that need to be transported. In order to analyze the corrosion behavior of these steels, electrochemical tests and mass loss immersion tests were carried out using a solution containing 3,56% NaCl (in mass) that simulates the marine atmosphere in laboratory environments. The results of OCP (Open Circuit Potential) and Tafel Polarization tests revealed that the corrosion process is controlled by the O2 diffusion dissolved in this environment. It can be concluded that the values of OCP and Ecorr (corrosion potential) obtained were very similar for all regions of the link analyzed (weld, body and deformation). The region of the body showed higher resistance to corrosion, obtaining the highest values of polarization resistance (Grade 80: 10,14 kΩ; Grade 100: 12,61 kΩ; and Grade 120: 11,74 kΩ). The observed corrosion current densities (Icorr) are low and of the same order of magnitude (below 7 μA/cm2). In the immersion tests, it was observed that the loss of the relative mass of the samples, after 10 days of residence in the solution, was minimal (between 0,05 and 0,08%/cm2), indicating that there was no significant difference between steels and their respective regions. In the optical microscopy, the images revealed very similar microstructures between the samples, indicating the presence of the bainitic and martensitic phases, and apparently residual phases of ferrite and retained austenite.pt
dc.identifier.aleph000914781
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/181415
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLingas de correntept
dc.subjectAços ASTM Grau 80, Grau 100 e Grau 120pt
dc.subjectCorrosão atmosférica marinhapt
dc.subjectMicroestruturapt
dc.subjectChain slingspt
dc.subjectASTM Grade 80, Grade 100 and Grade 120 steelspt
dc.subjectMarine atmospheric corrosionpt
dc.subjectMicrostructurept
dc.subjectAço de alta resistênciapt
dc.subjectCabos de açopt
dc.subjectCorrosãopt
dc.titleEfeito da corrosão atmosférica marinha sobre os aços ASTM Grau 80, Grau 100 e Grau 120, utilizados na montagem de lingas de corrente.pt
dc.title.alternativeEffect of marine atmospheric corrosion on ASTM Grade 80, Grade 100 and Grade 120 steels used in the assembly of chain slings.pt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaMateriaispt
unesp.researchAreaCorrosãopt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
marques_rp_me_guara.pdf
Tamanho:
3.85 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: