Logo do repositório
 

Meios de comunicação social de massa e a agressividade do espectador de futebol

dc.contributor.authorChelles, Claudinei [UNESP]
dc.contributor.authorBetti, Mauro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:03:17Z
dc.date.available2016-03-02T13:03:17Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe mass media have a decisive function in formation of opinion and conduct of population. Among those, the television is a vehicle with great power of spread of information. The objective this study is to analyze the influence of media on occurrences regarding the aggressiveness some participants involved in event soccer, while spectators. The subject's attitude is determined by predominant factors, among them the influences of social and cultural way in that lives, as well as, of the education and sporting influences that it affects. The problem of violence in the sport, in the case of soccer, it cannot be addressed for total responsibility of media. However, collaboration is indispensable, for aspect positive and/or negative, depending on the interest in subject. The models of behavior in television could influence the spectator's behavior for a learning process, for example, the use of the language. Therefore, it is indispensable to rethink the roads of television, their ethical conducts and to discuss the philosophical sense of the crisis. Because, to reject the mass media is to deny the reality and social transformations. The extent of the Physical education, above all in the school, is a fundamental space for the teacher to intermediate the meaning of the sport, in this case, the soccer-spectacle, in social context and their relationships with the media, enlarging the process civilization, so much inside as out of field.en
dc.description.abstractOs meios de comunicação de massa têm um papel decisivo na formação da opinião e conduta da população. Dentre esses, a televisão é um veículo com grande poder de disseminação da informação. Esse estudo tem por objetivo analisar a influência da mídia sobre as ocorrências referentes à agressividade por parte dos participantes envolvidos no evento futebol, enquanto espectadores. A atitude do sujeito é determinada por fatores predominantes, dentre eles as influências do meio social e cultural em que vive, bem como, das influências educacionais e esportivas que o afeta. O problema da violência no esporte, no caso do futebol, não pode ser direcionado para a responsabilidade total da mídia. Porém, sua colaboração é imprescindível, para o aspecto positivo e/ou negativo, dependendo do interesse em questão. Os modelos de comportamento na televisão poderiam influenciar o comportamento do espectador por um processo de aprendizagem, por exemplo, pelo o uso da linguagem. Por isso, é imprescindível repensar as vias da televisão, suas condutas éticas e discutir o sentido filosófico da crise. Pois, rejeitar os meios de comunicação de massa é negar a realidade e as transformações sociais. O âmbito da Educação Física, sobretudo na escola, é um espaço fundamental para o professor intermediar o significado do esporte, neste caso, o futebolespetáculo, no contexto social e suas relações com a mídia, ampliando o processo civilizatório, tanto dentro quanto fora de campo.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.format.extent102-107
dc.identifierhttp://www.psicologiadoesporte.esp.br/revista.aspx
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana, v. 4, p. 102-107, 2014.
dc.identifier.issn2238-8001
dc.identifier.lattes6026760351434205
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135557
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectMass mediaen
dc.subjectAggressivenessen
dc.subjectSocceren
dc.subjectMeios de comunicação de massapt
dc.subjectAgressividadept
dc.subjectFutebolpt
dc.titleMeios de comunicação social de massa e a agressividade do espectador de futebolpt
dc.title.alternativeMass media and the soccer spectator´s aggressivenessen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6026760351434205
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação Física - IBpt

Arquivos