Publicação: Pós - obra: a importância e impacto da gestão e atuação da assistência técnica em edifícios residenciais
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Marques, Artur Pantoja 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ilha Solteira - FEIS - Engenharia Civil
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A gestão e atuação da assistência técnica em edifícios residenciais são fundamentais para a satisfação dos moradores e a qualidade das construções. Uma assistência técnica eficiente resolve problemas rapidamente, prevenindo a escalada de questões e minimizando o impacto na vida dos residentes. Este trabalho visa apresentar as principais normas que orientam a equipe de assistência técnica, o conceito de manifestações patológicas, suas causas e os custos associados para a construtora. Foi realizado um estudo de caso ao longo de um ano, analisando dois empreendimentos de médio e alto padrão em Franca/SP. A análise incluiu a quantidade de solicitações, sua origem, as patologias recorrentes e os custos dos principais reparos. A retroalimentação do setor para a construtora permite identificar e corrigir falhas, melhorar continuamente os processos e prolongar a vida útil dos empreendimentos, além de garantir um suporte eficiente aos clientes. Dessa forma, a assistência técnica é essencial para equilibrar qualidade de serviço e satisfação do cliente, fortalecendo a marca e contribuindo para empreendimentos bem-sucedidos.
Resumo (inglês)
The management and operation of technical support in residential buildings are crucial for resident satisfaction and construction quality. Efficient technical support quickly resolves issues, preventing the escalation of problems and minimizing the impact on residents’ lives. This work aims to present the main standards that guide the technical support team, the concept of pathological manifestations, their causes, and the associated costs for the construction company. A case study was conducted over a year, analyzing two mid- and high- standard developments in Franca/SP. The analysis included the number of requests, their origin, recurring pathologies, and the costs of major repairs. Feedback from the department to the construction company helps identify and correct flaws, continuously improve processes, extend the lifespan of developments, and ensure efficient client support. Thus, technical support is essential for balancing service quality and customer satisfaction, strengthening the brand, and contributing to successful developments.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
OLIVEIRA, Ana Carolina de. Pós - obra: a importância e impacto da gestão e atuação da assistência técnica em edifícios residenciais. Orientador: Artur Pantoja Marques. 2024. 101 f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, 2024