Publicação: Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas
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Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente trabalho tem a intenção de refletir acerca da formação de educadores a partir de situações vivenciadas por pessoas adultas que, ao longo de suas vidas, foram levadas a aprender a se utilizar da leitura e da escrita em situações escolares e não escolares. Pode-se afirmar que os saberes adquiridos passaram a se constituir em poderes, à medida que os sujeitos, tanto educandos quanto educadora / pesquisadora, foram se transformando com as experiências que viveram. Os dados foram obtidos ao longo de aproximadamente dez anos, em pesquisa de pós graduação que foi se delineando desde 2003, iniciando a partir do ingresso da autora no Curso de Especialização em Alfabetização, com continuidade no Mestrado em Educação e, atualmente, retomada em pesquisa de Doutorado. As metodologias de trabalho surgiram da trajetória de interlocução da autora com os sujeitos da pesquisa, tendo como mediador o contato com a arte, primeiramente como educadora em salas de aula de EJA, em seguida como pesquisadora em encontros com professoras da mesma modalidade de ensino e, num terceiro momento, como professora universitária com estudantes do Curso de Pedagogia. Autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Foucault e Rancière fundamentam este trabalho.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Leitura e escrita, Educação de jovens e adultos
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6857-6867