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Publicação:
O uso do jogo de empresa mercado virtual como apoio ao processo ensino-aprendizagem em instituições de ensino superior de Bauru e região

dc.contributor.advisorRodrigues, José de Souza [UNESP]
dc.contributor.advisorSalgado, Manoel Henrique [UNESP]
dc.contributor.authorZuccari, Patrícia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:16Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:16Z
dc.date.issued2010-11-11
dc.description.abstractO mercado de trabalho tem aumentado a procura por profissionais dinâmicos e que possuem visão sistêmica empresarial, por outro lado, as instituições de ensino superior vêm se preocupado cada vez mais com a qualidade oferecida no seu processo ensino-aprendizagem, no intuito de suprir esta demanda. Os jogos de empresa têm sido uma ferramenta fundamental nesse processo, pois ele desenvolve no aluno habilidades necessárias a um gestor. O objetivo dessa investigação foi analisar o jogo de empresa Mercado Virtual como uma ferramenta que antecipa a necessidade do saber dos alunos. O estudo envolveu alunos de duas instituições de ensino superior da região de Bauru, através de uma pesquisa descritiva e exploratória. Ao final, foi possível identificar o jogo Mercado Virtual características que o transforma numa ferramenta proativa no processo de ensino-aprendizagempt
dc.description.abstractThe labor market has increased the demand for dynamic professionals who have a systemic view of business, on the other hand, institutions of higher education have increasingly been concerned with the quality offered in their teaching-learning process in order to meet this demand. The games business has been a key tool in this process as it develops in students the skills a manager. The goal of this research was to analyze the business game Mercado Virtual as a tool that anticipates the need to know the students. The study involved students from two institutions of higher education in the region of Bauru, through a descriptive and exploratory. In the end, it was possible to identify in business game Mercado Virtual becomes a proactive tool in the teaching-learning processen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent99 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000638559
dc.identifier.capes33004056086P6
dc.identifier.citationZUCCARI, Patrícia. O uso do jogo de empresa mercado virtual como apoio ao processo ensino-aprendizagem em instituições de ensino superior de Bauru e região. 2010. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
dc.identifier.filezuccari_p_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes0758745124500295
dc.identifier.lattes8207092389931188
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92992
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectJogos (Administração)pt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectMercado virtualpt
dc.subjectGames businessen
dc.subjectTeaching-learning processen
dc.titleO uso do jogo de empresa mercado virtual como apoio ao processo ensino-aprendizagem em instituições de ensino superior de Bauru e regiãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0758745124500295
unesp.author.lattes8207092389931188
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Baurupt
unesp.graduateProgramEngenharia de Produção - FEBpt
unesp.knowledgeAreaGestão de operações e sistemaspt
unesp.researchAreaGestão estratégica da produção e sistemaspt

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