Publicação: Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
dc.contributor.author | Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:36Z | |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:36Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O psicólogo angolano Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, que atua na formação de professores em seu país, compara neste livro o modo como os professores de Angola pensam sua profissão com a forma como a percebem os professores do Brasil. E também promove uma ampla discussão sobre a subjetividade e o trabalho no mundo atual, a partir das experiências desses docentes. A obra busca entender o significado do trabalho para professores da rede pública dos dois países, analisando fatores relacionados ao propósito social, aspectos morais, oportunidade de desenvolvimento de potencialidades pessoais, autonomia, centralidade do trabalho, bem-estar psicológico e reconhecimento. Foram escolhidas classes do primeiro ciclo do ensino primário de duas escolas de ensino fundamental e médio, uma do município paulista de Assis e outra do município dos Gambos, na província de Huíla. De acordo com Costa, a inclusão da escola angolana no estudo deve-se à sua experiência como professor de ensino fundamental em Angola e a seu interesse em abrir um campo de pesquisas sobre o significado do trabalho naquele país que contextualizasse seus aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Com o livro, Costa busca suprir a falta de estudos estratégicos para o desenvolvimento de Angola, escassos como reflexo, ainda, dos trinta anos de guerra civil, conflito que encerrado em 2002 | pt |
dc.identifier.aleph | 000778765 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Felizardo Tchiengo Bartolomeu. Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834936. | |
dc.identifier.file | ISBN9788579834936.pdf | |
dc.identifier.isbn | 9788579834936 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109312 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/11449/144813 | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Trabalho - Aspectos psicologicos | pt |
dc.subject | Motivação (Psicologia) | pt |
dc.subject | Psicologia social | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.title | Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente? | pt |
dc.type | Livro | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis | pt |
unesp.graduateProgram | Psicologia - FCLAS | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1