Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Potencial de expansão global da distribuição de espécies de peixes amazônicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Ramos, Igor Paiva

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

A disseminação e o estabelecimento de espécies amazônicas fora de suas regiões nativas são impulsionados por atividades humanas como o comércio, a aquicultura e a indústria de peixes ornamentais. Este estudo investiga a distribuição global de peixes amazônicos de água doce (PAD) e apresenta um estudo de caso aprofundado na bacia do alto Paraná (Brasil) para avaliar possíveis efeitos de longo prazo sobre a ictiofauna. Compilamos um conjunto abrangente de dados provenientes de múltiplas fontes: (1) registros globais de ocorrência obtidos do Global Biodiversity Information Facility (GBIF) entre 1980 e junho de 2024 e (2) dados primários de monitoramento de longo prazo da ictiofauna coletados entre 1992 e 2015 em quatro reservatórios da bacia do alto Paraná. As ocorrências globais foram agregadas em polígonos de distribuição por país para estimar a riqueza de espécies por nação, a fim de destacar regiões com alto risco de invasão. No estudo de caso da bacia do alto Paraná, a presença de PAD foi determinada por meio de uma matriz de presença-ausência, e as tendências temporais em riqueza e proporção relativa foram analisadas usando modelos lineares. Nossos resultados, baseados em 76.796 registros de 280 espécies de PAD, revelam um aumento expressivo nas ocorrências de PAD fora da bacia Amazônica, particularmente na América do Sul, Sudeste Asiático e Estados Unidos. No rio Paraná, tanto a riqueza quanto a proporção de PAD aumentaram ao longo do tempo. Esses achados confirmam a expansão e disseminação de peixes amazônicos como um fenômeno distinto que contribui para a homogeneização biótica das faunas de água doce, com possíveis consequências para a biodiversidade nativa e o funcionamento dos ecossistemas.

Descrição

Palavras-chave

Invasão biológica, Ecologia, Peixes tropicais

Idioma

Português

Citação

ORLANDI NETO, Aymar. Potencial de expansão global da distribuição de espécies de peixes amazônicas. 2025. 20 f. Relatório (Pós-doutorado) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Ilha Solteira, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação