Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

To be or not to be (of candomblé)? – aspects of Afro-Brazilian religious field in the theater play Balbina de Iansã, by Plínio Marcos. In 1970, the playwright born in Santos-SP Plínio Marcos writes and directs the spectacle Balbina de Iansã, an adaptation (in form of a musical) from Romeo and Juliet, by Shakespeare. The action happens in a candomblé yard, managed authoritatively by a Mãe-de Santo, who tries to prevent the young protagonist couple’s love. This study analyzes the representation of some rites and principles of Afro-Brazilian religion in the play, especially concerning the critique of the relations of power that exist in the yards of São Paulo.

Resumo (português)

Ser ou não ser (de santo)? – aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos. Em 1970, o dramaturgo santista Plínio Marcos escreve e dirige o espetáculo Balbina de Iansã, uma adaptação (em forma de musical) de Romeu e Julieta, de Shakespeare. A ação ocorre em um terreiro de candomblé, dirigido autoritariamente por uma mãe-de-santo, que tenta impedir o amor do jovem casal protagonista. O ensaio analisa a representação de alguns ritos e princípios da religião afro-brasileira na peça, com destaque para a crítica às relações de poder vigentes nos terreiros paulistas.

Descrição

Palavras-chave

Brazilian dramaturgy, Plínio Marcos, AfroBrazilian religions, Intertextuality, Dramaturgia brasileira, Plínio Marcos, Religiões afro-brasileiras, Intertextualidade

Idioma

Português

Como citar

Cerrados, v. 29, n. 19, p. 61-84, 2010.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação