Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensão

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A baixa participação dos estudantes nas aulas de Educação Física está associada ao caráter repetitivo de modalidades esportivas, enquanto que professores se dizem inseguros para ensinar diferentes conteúdos em suas aulas. Sob o referencial da teoria social cognitiva, em especial do construto da autoeficácia, acreditar em suas próprias capacidades para ensinar é tão importante quanto possuir habilidades e competências. Desse modo, conhecer como os professores percebem e interpretam suas crenças e competências se tornam fatores importantes ao se propor programas de formação, tanto inicial quanto continuada. A partir dessas considerações, na presente pesquisa buscamos apontar e refletir sobre algumas das contribuições de uma experiência de formação continuada para o desenvolvimento da crença de autoeficácia para o ensino de ginástica em aulas de Educação Física escolar. Participaram 4 licenciandos e 31 professores da rede pública e privada do município de Rio Claro/SP, inscritos no projeto de extensão universitária “Práticas Contemporâneas de Ginástica na Escola: Entrelaçando Ensino, Pesquisa e Extensão” desenvolvido em 2011/12 na Unesp/Rio Claro - SP. Os resultados da análise de dados provenientes de questionários e portfólios reflexivos elaborado pelos participantes, apontam que as práticas promovidas durante o projeto favoreceram a aquisição e ressignificação de seus conhecimentos. Além disso, relatam também mudanças em suas práticas pedagógicas, destacando o aumento da própria percepção de confiança e segurança para desenvolver os conteúdos de ginásticas em suas aulas.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4185-4197

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação