Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma proposta de Ensino Híbrido para o conteúdo de Forças Intermoleculares

dc.contributor.advisorBarrozo, Sidineia
dc.contributor.authorPinheiro, Daiane do Prado
dc.contributor.institutionE. E. Prof. Angelo Martino
dc.date.accessioned2023-10-17T16:56:38Z
dc.date.available2023-10-17T16:56:38Z
dc.date.issued2023-08-18
dc.description.abstractA pesquisa ora descrita teve como objetivo investigar as contribuições que o emprego de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem metodologicamente baseada nos pressupostos do Design-Based Research In Innovative Education Framework proporciona na aprendizagem efetiva dos conteúdos de Forças Intermoleculares. Tomou-se como referencial teórico o submodelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida, que prevê momentos de interação com o professor e demais alunos em contrapartida àqueles de estudos individuais. Portanto, para viabilização do processo, empregou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A abordagem metodológica é qualitativa, haja vista compor-se de ciclos iterativos para aperfeiçoamento da proposta. Esta pesquisa foi conduzida com alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Angelo Martino, interior do Estado de São Paulo. Seu desenvolvimento permitiu a constatação de que a implementação de metodologias híbridas de ensino, que privilegiam o protagonismo do aluno, o tira de sua zona de conforto e naturalmente gera resistência.pt
dc.description.abstractThe research described herein aimed to investigate the contributions that the use of a Teaching-Learning Sequence methodologically based on the assumptions of the Design-Based Research In Innovative Education Framework provides in the effective learning of the contents of Intermolecular Forces. The Flipped Classroom Hybrid Teaching submodel was taken as a theoretical reference, which provides moments of interaction with the teacher and other students in contrast to those of individual studies. Therefore, to make the process viable, the VLE Moodle https://quimicadboa.com was used. The methodological approach is qualitative, considering that it is composed of iterative cycles to improve the proposal. This research was conducted with 2nd grade high school students at E. E. Prof. Angelo Martino, interior of the State of São Paulo. Its development allowed the realization that the implementation of hybrid teaching methodologies, which favor the student's protagonism, takes him out of his comfort zone and naturally generates resistance.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.citationPinheiro, Daiane do Prado. Uma proposta de ensino híbrido para o conteúdo de forças intermoleculares. 2023. Dissertação (mestrado profissional) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara. 2023, 184 f.
dc.identifier.lattes8098950465993106
dc.identifier.orcid0000-0002-4904-6988
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/250998
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino híbridopt
dc.subjectDBRIEFpt
dc.subjectSEApt
dc.subjectForças Intermolecularespt
dc.subjectSalas de aula invertidapt
dc.subjectAprendizagem baseada na pesquisapt
dc.subjectDidáticapt
dc.titleUma proposta de Ensino Híbrido para o conteúdo de Forças Intermolecularespt
dc.title.alternativeA blended learning proposal for the content of Intermolecular Forcesen
dc.title.alternativeUna propuesta de blended learning para el contenido de Fuerzas Intermoleculareses
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquara
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramQuímica - IQ 33004030072P8
unesp.knowledgeAreaQuímica
unesp.researchAreaNovas Tecnologias e Comunicação

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pinheiro_dp_me_araiq_int.pdf
Tamanho:
12.67 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pinheiro_dp_oe_araiq.pdf
Tamanho:
2.29 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: