Logotipo do repositório
 

Publicação:
A consciência do corpo e do movimento: contribuições da teoria histórico cultural para a educação física escolar

dc.contributor.advisorViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim[UNESP]
dc.contributor.authorFátima, Cíntia Regina de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-02-13T14:27:12Z
dc.date.available2025-02-13T14:27:12Z
dc.date.issued2024-08-31
dc.description.abstractA dicotomia estabelecida entre corpo-mente, tema discutido na filosofia e na ciência, determinou a fragmentação e por decorrência, a oposição entre a educação intelectual e a educação corporal. Como símbolo dessa divisão, a Educação Física assume a educação do corpo através do disciplinamento e instrução das capacidades físicas, com a finalidade de regenerar a raça humana. A concepção de corpo adotada pela Educação Física desde o século XIX imposta pelas instituições médica e militar, de base científica biológica, mantém a dicotomia corpo-mente e reduz o corpo humano à sua função orgânica, estritamente anatômica e fisiológica. Não obstante, o corpo também foi considerado como meio para controlar a mente, de modo que o seu disciplinamento implica na construção de indivíduos moralmente passivos, que aceitam a sua posição social e se submetem à ordem estabelecida. Torna-se necessário, portanto, superar a visão naturalizante que compromete a Educação física e a limita à reprodução de movimentos e ao fazer acrítico. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é investigar e discutir como os estudos sobre a consciência, a partir da teoria histórico cultural, podem contribuir para a educação escolar. Para alcançar tais objetivos, foram utilizados livros e artigos dos autores soviéticos precursores da teoria histórico cultural, particularmente, Vigotski, Leontiev e Luria. Ao longo deste trabalho, propusemos discussões iniciais que visam compreender e tratar pedagogicamente o corpo e o movimento como dimensões fundamentais que constituem o indivíduo em sua totalidade. Podemos concluir que os aspectos biológicos e hereditários desempenham um papel crucial no desenvolvimento da consciência - seja ela a consciência do corpo e do movimento ou a consciência em sentido mais amplo. No entanto, é o processo educacional, e em particular o ensino escolar, que impulsiona esse desenvolvimento, assegurando a formação de uma consciência crítica. Para tanto, é essencial que o(a) professor(a) se aproprie de uma base teórico metodológica sólida, capaz de orientar sua práxis pedagógica.pt
dc.description.abstractThe dichotomy established between body and mind, a theme discussed in philosophy and science, has led to fragmentation and, consequently, to the opposition between intellectual and physical education. As a symbol of this division, Physical Education assumes the role of educating the body through discipline and instruction of physical abilities, aiming to regenerate the human race. The conception of the body adopted by Physical Education since the 19th century, imposed by medical and military institutions based on biological science, maintains the body-mind dichotomy and reduces the human body to its organic function, strictly anatomical and physiological. Nevertheless, the body has also been considered a means of controlling the mind, in such a way that its discipline implies the construction of morally passive individuals who accept their social position and submit to the established order. Therefore, it is necessary to overcome the naturalizing perspective that compromises Physical Education and limits it to the mere reproduction of movements and uncritical practice. In this sense, the objective of this research is to investigate and discuss how studies on consciousness, based on cultural-historical theory, can contribute to school education. To achieve these objectives, books and articles by Soviet authors who pioneered cultural-historical theory, particularly Vygotsky, Leontiev, and Luria, were used. Throughout this work, we have proposed initial discussions aimed at understanding and pedagogically addressing the body and movement as fundamental dimensions that constitute the individual as a whole. We can conclude that biological and hereditary aspects play a crucial role in the development of consciousness—whether it be body and movement awareness or consciousness in a broader sense. However, it is the educational process, particularly school-based teaching, that drives this development, ensuring the formation of critical awareness. To this end, it is essential that teachers develop a solid theoretical and methodological foundation capable of guiding their pedagogical practice.en
dc.identifier.citationFÁTIMA, Cíntia Regina de. A consciência do corpo e do movimento: contribuições da teoria histórico cultural para a Educação Física escolar. 2024. 60p. Relatório de Pós-doutorado na área de Ciências Humanas. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, SP. 2024.pt
dc.identifier.lattes7911337581352560
dc.identifier.orcid0000-0001-7044-262X
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/260873
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectCorpopt
dc.subjectMovimentopt
dc.subjectConsciênciapt
dc.subjectBodyen
dc.subjectMovementen
dc.subjectConsciousnessen
dc.titleA consciência do corpo e do movimento: contribuições da teoria histórico cultural para a educação física escolarpt
dc.title.alternativeBody and movement awareness: contributions of historical-cultural theory to school physical educationen
dc.typeRelatório de pós-docpt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fatima_cg_relatorioposdoc_prud.pdf
Tamanho:
509.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: