Aplicação de uma sequência didática sobre as queimadas e os seus impactos no meio ambiente utilizando o chatbot como ferramenta pedagógica
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Costa, Maria Angélica Martins 

Coorientador
Pires, Lorena Oliveira 

Pós-graduação
Quimica em Rede Nacional - IQAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A química é vista pela grande maioria dos estudantes como algo sem sentido e aplicação prática. Isso acontece pela falta de contextualização por parte dos professores, pelo seu apego às aulas ditas tradicionais e pela postura passiva por parte dos estudantes. Dessa forma, o uso de novas metodologias atreladas à tecnologia se faz necessário a fim de tornar o aprendizado de química mais prazeroso e significativo, além de incentivar o protagonismo e a autonomia dos alunos na construção de seus saberes. O presente trabalho tem por objetivo elaborar e aplicar uma sequência didática sobre as queimadas e os seus impactos no meio ambiente, utilizando o chatbot com o intuito de explorar as potencialidades dessa ferramenta e os ganhos auferidos pelo processo ensino-aprendizagem, em uma escola pública do estado de São Paulo, tendo como público-alvo os estudantes do 2º ano do ensino médio. Para atingir esse objetivo, dentre outros procedimentos metodológicos, esta dissertação de mestrado aborda um assunto de extrema importância e relevância no cenário nacional e mundial: as queimadas e os seus impactos causados no meio ambiente. A química está intimamente ligada ao entendimento das consequências geradas pelas queimadas que, independentemente de serem controladas ou não, são um problema ambiental grave que causa a destruição da vegetação, a emissão de gases poluentes, o comprometimento da qualidade do ar, doenças respiratórias, mudanças climáticas, intensificação do efeito estufa, dentre muitos outros. Para transpor para o chatbot o conhecimento sobre essa ligação entre queimadas e suas consequências, realizamos uma revisão bibliográfica para estabelecermos o estado da arte das pesquisas sobre o uso de sequências didáticas, de tecnologias e do chatbot no ensino, e alicerçamos esta pesquisa na metodologia DBR (Pesquisa Baseada em Design) com o intuito de utilizar o aprendizado obtido na melhoria da própria metodologia. Ademais, a partir da análise dos resultados, foi possível observar um avanço, ainda que distante do ideal, na aprendizagem dos alunos e identificar os pontos fortes e fracos da metodologia empregada.
Resumo (inglês)
Chemistry is seen by the vast majority of students as something meaningless and without practical application. This happens due to the lack of contextualization on the part of the teachers, their attachment to the so-called traditional classes, and the passive posture on the part of the students. Thus, the use of new methodologies linked to technology is necessary in order to make the learning of chemistry more pleasurable and meaningful in addition to encouraging the autonomy of students in the construction of their knowledge. The present master’s dissertation aims to develop and apply a didactic sequence on fires and their impacts on the environment, using the chatbot application in order to explore the potential of this tool and the gains obtained from the teaching-learning process by high school sophomores of a public school in the state of
São Paulo. To achieve this objective, this master's dissertation, among other methodological procedures, addresses a subject of extreme importance and relevance in the national and world scenario: fires and their impacts on the environment. Chemistry is closely linked to the understanding of the consequences generated by fires, which, regardless of whether they are controlled or not, are a serious environmental problem that causes the destruction of vegetation, the emission of polluting gases, the impairment of air quality, respiratory diseases, climate change, intensification of the greenhouse effect, among many others. To transpose to the
chatbot application the knowledge about this connection between fires and their consequences, we carried out a bibliographic review to establish the state of the art of research on the use of didactic sequences, technologies and chatbots in teaching, and we based this research on the DBR methodology (Design-Based Research) in order to use the learning obtained in the improvement of the methodology itself. In addition, from the analysis of the results, it was possible to observe some advances, although far from ideal, in the students' learning and to identify the strengths and weaknesses of the methodology employed.
Descrição
Palavras-chave
Química, Queimada, Ciclo biogeoquímico, Aprendizagem ativa, Aprendizagem baseada em problemas
Idioma
Português
Citação
OLIVEIRA, J. C. Aplicação de uma sequência didática sobre as queimadas e os seus impactos no meio ambiente utilizando o chatbot como ferramenta pedagógica. 2025. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

